
Depois de uma longa novela envolvendo seu contrato com a CBF, Carlo Ancelotti finalmente fará sua estreia oficial como técnico da Seleção Brasileira nesta quinta-feira (5), em Guayaquil, contra o Equador, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
O Brasil entra em campo em busca de se firmar entre os classificados e dar início a um novo ciclo, agora sob o comando do treinador italiano, que chega ao cargo com um currículo de peso: 15 títulos pelo Real Madrid, incluindo três Ligas dos Campeões.
Ancelotti deixou claro desde sua apresentação que tem um objetivo principal:— "O único objetivo é vencer a Copa do Mundo."
Desafio fora de casa
O adversário da estreia não poderia ser mais desafiador. O Equador, segundo colocado nas Eliminatórias com 23 pontos, está invicto jogando em casa e pode garantir matematicamente sua vaga no Mundial caso vença. A partida acontece no Estádio Monumental, às 20h (horário de Brasília).Já o Brasil, que amarga uma fase instável, ocupa a 4ª colocação com 21 pontos, empatado com Uruguai (3º) e Paraguai (5º). Se vencer o Equador e, na sequência, o Paraguai na terça-feira (10), em São Paulo, a Seleção garante a classificação antecipada.
— “É um momento difícil, mas começa um novo ciclo. Vamos fazer de tudo para mudar isso”, afirmou o zagueiro Alexsandro, um dos escolhidos de Ancelotti.Brasil pressionado, Equador motivado
A seleção brasileira tenta se recuperar da traumática goleada sofrida diante da Argentina (4 a 1) em março. Sem Neymar, ainda fora por lesão, o time aposta em nomes como Vinícius Jr., Raphinha, Casemiro e no jovem Estêvão, uma das apostas do novo técnico.Do outro lado, o Equador vive grande fase, mesmo lidando com problemas no setor ofensivo. O ponta Gonzalo Plata, do Flamengo, está fora, e o atacante Enner Valencia, maior artilheiro da história da seleção equatoriana, é dúvida devido a problemas físicos.
Apesar dos desfalques, o técnico argentino Sebastián Beccacece mantém a confiança:— "Respeitamos o Brasil, mas dentro de campo são onze contra onze. Nosso objetivo é vencer e garantir nossa vaga."
O peso da estreiaPara Ancelotti, o desafio é transformar um elenco estrelado, mas inconsistente na seleção, em um time competitivo, como destacou o capitão brasileiro Marquinhos:
— “A experiência dele vai nos ajudar a buscar esse nível para brigar pelo hexa.”O técnico equatoriano também fez questão de alertar que, mesmo em má fase, o Brasil não pode ser subestimado:
— “Achar que o Brasil está fragilizado é um erro. É uma seleção de primeira e com o melhor técnico do mundo.”Prováveis escalações
Equador: Hernán Galíndez; Angelo Preciado, Willian Pacho, Piero Hincapié, Pervis Estupiñán; Alan Franco, Moisés Caicedo, Pedro Vite, John Yeboah, Alan Minda; Enner Valencia (dúvida).Técnico: Sebastián Beccacece
Brasil: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro, Alex Sandro; Casemiro, Andreas Pereira, Andrey Santos; Estêvão; Vinícius Jr. e Richarlison.
Técnico: Carlo Ancelotti
Equador x Brasil
Data: Quinta-feira, 5 de junho
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Estádio Monumental, Guayaquil
Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo 2026