O Fluminense provou do seu próprio veneno na semifinal do Mundial de Clubes. Nesta terça-feira (8), o Chelsea venceu por 2 a 0, no MetLife Stadium, com dois gols de João Pedro, atacante brasileiro que foi revelado em Xérem, na base do clube carioca, em 2019.
O resultado colocou os ingleses na decisão do torneio. O adversário sairá do confronto entre PSG e Real Madrid, que se enfrentam nesta quarta-feira (9), às 16h. A decisão será no domingo (13).
O Fluminense de Renato Portaluppi se despede do Mundial de Clubes como a melhor equipe fora da Europa. O clube carioca faturou US$ 39,83 milhões (R$ 218,7 milhões) durante o torneio.
Golaço e polêmica no primeiro tempo
Os dois treinadores repetiram as estratégias que deram certo nas quartas de final. Os primeiros 15 minutos do primeiro tempo foram de especulações e poucas jogadas de perigo. A proposta de cada time era clara, com os ingleses propondo o jogo, enquanto o clube carioca focava em se defender e em contra-atacar.
No entanto, aos 17, em boa jogada de Pedro Neto pela esquerda, a bola foi cruzada e afastada na entrada da área. João Pedro estava no local certo para ajeitar no pé direito e finalizar com categoria e no ângulo do goleiro Fábio. O atacante, revelado pelo Fluminense, optou por não comemorar.
Três minutos depois, mais uma chegada perigosa do Chelsea. Malo Gusto apareceu de surpresa na área para cabecear. Fábio agarrou firme e evitou o segundo.
Melhor chance carioca
A principal chance do Fluminense foi aos 25 minutos. Cano fez o pivô e deixou Hércules na cara do goleiro, que demorou a sair na bola. A finalização do volante foi boa e ia entrando, mas Cucurella tirou em cima da linha.
A polêmica do jogo ocorreu aos 34 minutos. Renê cruzou e a bola bateu no braço de Chalobah. O árbitro François Letexier apitou o pênalti. Porém, o VAR sugeriu a revisão do lance e o francês voltou atrás, anulando a falta.
Chelsea garante vaga
O Chelsea manteve o domínio no início do segundo tempo, e Renato Portaluppi fez as primeiras mudanças antes dos 10 minutos. Keno entrou no lugar de Thiago Santos, desfazendo o esquema com três zagueiros, e Everaldo substituiu Cano.
Na primeira chance do camisa 9, ele arriscou chute de fora da área e o goleiro Sánchez fez boa defesa. Contudo, o Fluminense foi muito para a frente e sofreu o segundo gol em contra-ataque. Enzo Fernádez lançou João Pedro, que cortou para o meio e chutou com força, sem chance para Fábio.
Com o 2 a 0 contra, Renato colocou seu time no ataque e isso deixou a defesa fragilizada, permitindo mais contra-ataques dos ingleses. Nkinku quase ampliou, mas Thiago Silva afastou em cima da linha.
A pressão do clube carioca não foi efetiva, apostando em bolas levantadas na área. O Chelsea soube controlar o jogo nos minutos finais.