
Em busca de uma vaga no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro 2025, a Chapecoense tem um desafio decisivo neste domingo (20), às 18h30, diante do América-MG. O confronto será disputado no estádio Independência, em Belo Horizonte, e é válido pela 17ª rodada da competição.
Com 23 pontos conquistados em 16 jogos (sete vitórias, dois empates e sete derrotas), o Verdão do Oeste ocupa uma posição intermediária na tabela, mas pode terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados em caso de vitória, superando o Athletico-PR pelo critério de saldo de gols.
Histórico do confrontoSegundo dados do site O Gol, Chapecoense e América-MG já se enfrentaram 12 vezes em competições oficiais. A equipe catarinense leva vantagem com quatro vitórias, enquanto o Coelho venceu apenas uma vez. Os demais sete confrontos terminaram empatados. Jogando em Belo Horizonte, o retrospecto também favorece a Chape: em seis jogos, uma vitória, quatro empates e uma derrota.
O último encontro entre as duas equipes ocorreu em 21 de agosto de 2024, também na Arena Independência, e terminou empatado em 0 a 0.América-MG tenta reagir após duas derrotas
Considerado um dos favoritos ao acesso, o América-MG não vive bom momento na Série B. Com 20 pontos em 16 jogos (seis vitórias, dois empates e oito derrotas), o time mineiro ocupa a 14ª colocação e vem de duas derrotas consecutivas: para o Athletic Club em casa, e para o Novorizontino fora.Diante da pressão, o técnico Ederson Moreira deve promover mudanças e escalar a equipe com três volantes para reforçar o meio-campo. Felipe Amaral deve retornar à titularidade, e no ataque, Figueiredo deve receber nova chance.
Provável escalação do América-MG:Matheus Mendes; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Cauan Barros, Miquéias e Felipe Amaral; Miguelito, Figueiredo e William Bigode.
Técnico: Ederson Moreira.
A Chapecoense desperdiçou a chance de entrar no G-4 na rodada anterior ao empatar com o Remo, mas segue próxima da zona de classificação. Para o duelo deste domingo, o técnico Gilmar Dal Pozzo terá que lidar com quatro desfalques importantes:
- Bruno Matias (expulso na última rodada);- João Paulo (suspenso pelo terceiro cartão amarelo);
- Marcinho (com desconforto muscular, não viajou);
- Mancha (lesão grave no joelho).
Na defesa, o capitão Bruno Leonardo retorna ao time titular. Na vaga de Marcinho, o jovem atacante Italo será titular. A equipe também poderá contar com uma novidade no banco de reservas: o zagueiro Matheus Bressan, recém-contratado, foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estreia.
Provável escalação da Chapecoense:
Léo Vieira; Mailton, Victor Caetano, Bruno Leonardo, Eduardo Doma e Walter Clar; Pedro Martins (Jiménez), Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto; Italo e Neto Pessoa.Técnico: Gilmar Dal Pozzo.