
Aos poucos, a Copa do Mundo de 2026 está ganhando formato. A maior edição de um Mundial na história conheceu, na noite de quinta-feira (4), mais três equipes que vão disputar a competição no ano que vem. Ao todo, serão 48 seleções em busca do título.
Os três países-sede do próximo Mundial foram os primeiros garantidos: Canadá, Estados Unidos e México. A América do Norte, América Central e o Caribe ainda possuem mais três países garantidos direto para a Copa.
A América do Sul pode ter até sete participantes na próxima Copa. As vagas diretas já foram preenchidas, restando apenas a possibilidade de uma seleção sul-americana se classificar através da repescagem. A última rodada das Eliminatórias ocorre na próxima terça-feira (9), com Venezuela e Bolívia na disputa.
A Ásia, junto da América do Sul, é um dos continentes que mais garantiu participantes na próxima Copa. Por enquanto, Austrália (país membro da Confederação Asiática de Futebol desde junho de 2005), Coréia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão já se classificaram. Restam duas vagas diretas.
A Europa e África são as únicas que ainda não tiveram nenhum país classificado para a Copa do Mundo 2026. Por conta de outras competições, as eliminatórias europeias acontecem mais tarde, com 54 times disputando as 16 vagas do continente. As eliminatórias africanas também contam com 54 equipes, mas para disputar nove vagas diretas.
Por fim, a Ocenia possui apenas um representante direto, com a Nova Zelândia classificada. Ainda, há duas vagas de países que vem da repescagem.
São seis países garantidos: dois representantes da América do Norte, um da África, um da Ásia, um da América do Sul e um da Oceania. Os dois melhores classificados no Ranking da FIFA se classificam direto para a final.
Os quatro piores se enfrentam nas semifinais, em confrontos que serão definidos por sorteio. Os vencedores das semifinais irão encarar os dois melhores do Ranking FIFA para definir quais serão os garantidos na Copa do Mundo de 2026 via repescagem.
Lista dos 16 países já classificados para a Copa do Mundo
SedesCanadá
Estados Unidos
México
América do Sul
Argentina
Brasil
Colômbia
Equador
Paraguai
Uruguai
Austrália
Coréia do Sul
Irã
Japão
Jordânia
Uzbequistão
Oceania
Nova Zelândia