
A Associação Chapecoense de Futebol informou nesta quarta-feira, dia 10, que o processo de recuperação judicial do clube está oficialmente encerrado. O pedido de recuperação judicial foi feito em 24 de janeiro de 2022 e deferido no dia 3 de fevereiro do mesmo ano, depois da apuração de uma dívida superior a R$ 100 milhões.
A decisão do encerramento do processo foi proferida pela juíza Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais de Concórdia. A sentença reconhece que a instituição cumpriu integralmente todas as obrigações previstas no plano aprovado em Assembleia Geral de Credores e não corre mais o risco de falência, com o retorno à normalidade de suas relações comerciais.
“Mais uma vez, a Chapecoense faz história! Não apenas dentro das quatro linhas, mas agora também no âmbito jurídico, revelando-se exemplo de superação e resiliência”, destacou a juíza que atuou no processo.
O documento apresentava o cronograma de pagamento de mais de 800 credores listados. O montante da dívida era de R$ 79.709.875,06, composta principalmente de obrigações trabalhistas, fiscais, indenizatórias e operacionais, informou o poder Judiciário.
“Com isso, a dívida do Verdão fica definitivamente consolidada nos termos estabelecidos no plano, e a Chapecoense retoma sua condição de associação normal, deixando para trás um período de intensos desafios administrativos e financeiros. O clube, que foi o primeiro do país a ingressar em processo de Recuperação Judicial, torna-se agora também o primeiro a concluir essa etapa com êxito”, destaca uma nota divulgada nesta terça-feira.