A Fifa anunciou na noite desta quinta-feira (2) a bola oficial da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. O nome escolhido para a redondinha pela Adidas, fabricante, em conjunto com a entidade máxima do futebol é TRIONDA.
A bola tem um design que valoriza as cores básicas das bandeiras dos três países-sedes do Mundial: vermelho, azul e verde. Nela também há em destaque a logo da Copa do Mundo de 2026 e a marca da Adidas.
“A bola é adornada com uma iconografia que representa cada país sede, com a folha de bordo do Canadá, uma águia para o México e uma estrela para os Estados Unidos, enquanto detalhes em dourado fazem referência ao Troféu da Copa do Mundo da Fifa, sublinhando a importância do palco proporcionado pelo principal torneio da Fifa.”, diz o texto explicativo da Fifa.
Segundo a fabricante, a TRIONDA vem com um chip sensor de 500Hz para oferecer informação sobre cada elemento do movimento da bola. Essa tecnologia envia dados precisos para o árbitro de vídeo auxiliar (VAR) em tempo real, melhorando a tomada de decisão dos árbitros, inclusive em lances de impedimento.
“O nome TRIONDA vem de “três ondas” em espanhol e, junto com outros detalhes únicos e inovadores do design, celebra o fato de que, pela primeira vez, três países – Canadá, México e Estados Unidos – se uniram para sediar a Copa do Mundo da Fifa™”, diz a entidade em seu comunicado oficial.
Ainda segundo a Fifa, o painel quádruplo da bola incorpora costuras intencionalmente profundas, criando uma superfície que produz ótima estabilidade no ar, garantindo atrito suficiente e igualmente distribuído enquanto a bola viaja. Adicionalmente, há ícones em relevo que são vistos apenas de muito perto que aumentam a aderência quando chutando ou driblando a bola em condições molhadas e/ou úmidas.