
O Campeonato Brasileiro da Série B 2025 entra na reta final e cada partida se torna decisiva, seja na luta pelo acesso ou contra o rebaixamento. Na briga pelo G-4, a Chapecoense tem um confronto importante na noite desta quinta-feira (9). Às 19h, o Verdão do Oeste entra em campo contra a Ferroviária, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), pela 31ª rodada do torneio. Em caso de vitória, o time catarinense chega aos 50 pontos e sobe para a terceira colocação.
Essa será a primeira vez que Chapecoense e Ferroviária se enfrentam em São Paulo. O único confronto anterior entre as equipes aconteceu na Arena Condá, em Chapecó, no dia 16 de junho, pela 12ª rodada da Série B. Na ocasião, o Verdão venceu os paulistas por 2 a 1, com dois gols do atacante Marcinho.
Ferroviária tenta escapar da zona de rebaixamento
Na beira do Z-4, a partida diante da Chapecoense é tratada como decisiva pela Ferroviária. Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o time paulista ocupa a 16ª posição, com 36 pontos em 30 jogos (8 vitórias, 12 empates e 10 derrotas). O Botafogo-SP, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, tem 32 pontos. Uma vitória nesta quinta colocaria a equipe grená na 14ª colocação, abrindo sete pontos de vantagem para o Z-4.
O técnico Claudinei Oliveira, que já comandou a Chapecoense, não poderá contar com o volante Alencar, suspenso, e com o meia Juninho, lesionado. Por outro lado, o volante Ricardinho retorna ao time titular.
Provável escalação: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Zé Mário; Ricardinho, Thiago Lopes, Netinho e Fabrício Daniel; Zé Hugo e Carlão.
Técnico: Claudinei Oliveira.
Chape mira o retorno ao G-4
Na sexta colocação, com 47 pontos (14 vitórias, 5 empates e 11 derrotas), a Chapecoense encara o jogo como uma verdadeira decisão. Se vencer, o Verdão chega a 50 pontos e pode terminar a rodada dentro do G-4, superando Criciúma e Novorizontino — ambos com a mesma pontuação, mas menos vitórias, primeiro critério de desempate.O Athletico-PR, quinto colocado, joga às 21h35 contra o Remo, no Pará. Caso o Furacão também vença, a Chape poderá encerrar a rodada na quarta colocação.
Por questões contratuais, o técnico Gilmar Dal Pozzo não poderá escalar o zagueiro João Paulo, que pertence à Ferroviária. Destaque na última partida, Victor Caetano deve reassumir a titularidade. No ataque, Perotti pode ganhar nova chance após marcar contra o Novorizontino.
Provável escalação: Rafael Santos; Eduardo Doma, Bruno Leonardo, Victor Caetano e Walter Clar; Jorge Jiménez, David, Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto; Marcinho e Neto Pessoa (Perotti).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.