
O Grêmio vai conhecer, neste sábado, o novo presidente para o triênio 2026-28. Paulo Caleffi, da Chapa 1, e Odorico Roman, da Chapa 2, ultrapassaram a cláusula de barreira (20% dos votos) no Conselho Deliberativo e, agora, disputam o voto do associado.
A votação vai acontecer das 10h às 17h e poderá ser realizada tanto de forma online, quanto de maneira presencial na Arena. São 39 mil associados aptos para votar no pleito.
Os candidatos e os nomes para o Conselho de Administração
Chapa Caleffi - Juntos pelas três cores
Presidente: Paulo Saint Pastous Caleffi
Vice-Presidentes: Pedro Dias Dal Magro, Richard Ricachenevsky Gurski, Roger Fischer, Ricardo Antunes Sessegolo, Antônio Vicente Vargas Nunes e Luigi Antonio Gerace.
Presidente: Odorico Orestes Ramos Roman
Vice-Presidentes: Eduardo Schumacher, Fábio Rafael dos Santos Rigo, Antonio Dutra Júnior, Paulo Eloi Grings, Carlos Alberto Vendt Dressler e Juliano Franczak (Gaúcho da Geral).
Quais sócios poderão participar da votação
Não serão todos os associados que poderão votar. Para votar, o sócio precisa ter mais de 16 anos, fazer parte do quadro social há pelo menos dois anos ininterruptos e estar em dia com as mensalidades nos últimos 12 meses — considerando que as competências até de outubro de 2025 devem estar quitadas até o dia 31 de outubro.Horário e como votar
A votação vai acontecer das 10h às 17h. O voto pela internet vai acontecer pelo endereço votacao.gremio.net. O acesso será feito por CPF ou matrícula, senha e código enviado ao celular cadastrado via SMS ou, alternativamente, WhatsApp. O número de celular deve ser individual, não podendo ser compartilhado entre sócios.Já o voto presencial será feito no Portão A (lado oeste, acesso pela rampa oeste) da Arena, no mesmo horário. Será obrigatório apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei) para exercer o direito do voto.
O anúncio do vencedor
Não há uma precisão quanto ao horário para anunciar o vencedor. O Tricolor espera que o anúncio seja rápido, podendo ser feito em até uma hora após o término do horário da votação. Então, até às 18h o novo presidente será oficializado.Quando o novo presidente vai tomar posse
Segundo o estatuto do clube, o novo presidente só poderá assumir após o último jogo do Grêmio na temporada. Logo, isso acontecerá somente após o dia 7 de dezembro, data da última rodada do Brasileirão, contra o Sport, em Recife. Depois desse confronto, a partir do dia 8 de dezembro, uma data será escolhido para a nova direção vai tomar posse.