
Restam apenas cinco times na briga pelo acesso na Série B! Com o retorno à elite do Coritiba, e, CRB e Novorizontino se despedindo da briga, Remo, Athletico-PR, Goiás, Criciúma e Chapecoense vão disputar três vagas até o último minuto da 38ª rodada.
Com os resultados da penúltima rodada, no mínimo um catarinense deve jogar à elite em 2026. Isto porquê, Remo (6º) e Goiás (4º), se enfrentam na última rodada.
O Remo tem 59 pontos, enquanto o Goiás tem 61. A Chape está na frente do Leão Azul pelo critério de número de vitórias. O Tigre é terceiro colocado e está na frente das três equipes, incluindo o Esmeraldino, com o mesmo número de pontos do Tigre.
A única possibilidade de um catarinense não subir, é um cenário extremamente difícil. Para subir Remo, Goiás e Athletico, os paraenses precisam ganhar do Esmeraldino pelo placar mínimo de 1 a 0. Além disso, os times torcem para a Chapecoense não vencer. O Cuiabá precisa vencer o Criciúma por 10 gols de diferença no último jogo. Com isso, os goianos passariam a frente pelo saldo de gols.
Com isso, a situação ficaria o seguinte:
- Coritiba
- Athletico-PR
- Remo – 62 pts
- Goiás – 61 pts (6 SG)
- Criciúma – 61 pts (5 SG)
- Chapecoense 59 ou 60 pts
Como sobem Criciúma e Chapecoense?
O melhor dos cenário é um empate entre Remo e Goiás. Com isso, o Tigre empatando com o Cuiabá, e uma vitória do Verdão do Oeste carimbam o acesso dois dois catarinenses.
O que o Tigre precisa para subir
A equipe depende apenas de si para subir, com isso, uma simples vitória na Arena Pantanal garante o Aurinegro na Série A.De acordo com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Tigre chegou a 83,3% de chances de acesso após a 37ª rodada. Confira os cenários para o Tigre subir:
- Vencer o Cuiabá
- Empatar com o Cuiabá + empate entre Remo e Goiás ou vitória do Remo
- Derrota para o Cuiabá + derrota da Chapecoense
O que a Chape precisa para subir
A Chape precisa acima de tudo vencer o Atlético-GO na última rodada. De acordo com a UFMG, a equipe de Gilmar Dal Pozzo tem 36% de chances de retornar à elite. Confira os cenários para a Chape subir:
- Vencer o Atlético-GO + empate entre Remo e Goiás ou vitória do Remo
- Vencer o Atlético-GO + derrota do Criciúma
- Vencer o Atlético-GO + derrota do Athletico-PR
E as outras equipes?
O Athletico-PR precisa de um empate para subir. O Furacão só não consegue o acesso se Criciúma, Goiás e Chapecoense vencerem e o próprio time paranaense perder.Goiás e Remo se enfrentam. O Esmeraldino depende apenas de si, e em caso de vitória conquista o acesso. O Remo tem um cenário mais difícil, mas não impossível. Além de precisar vencer, seca a Chapecoense ou o Criciúma.