
A Chapecoense está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O Verdão venceu o Atlético-GO por 1 a 0 em uma Arena Condá lotada neste domingo (23), aproveitou os tropeços de Criciúma e Goiás, e vai voltar a disputar a primeira divisão após cinco anos.
O lateral-esquerdo Walter Clar foi o grande herói da partida ao marcar, de pênalti, o gol do acesso aos 45 minutos da primeira etapa.
Precisando obrigatoriamente vencer e torcer por pelo menos um tropeço dos rivais para subir, a Chapecoense se lançou ao ataque desde os primeiros minutos. Contudo, o clima de empolgação na Arena Condá começou a se transformar em impaciência por volta da metade da primeira etapa.
O Verdão tinha dificuldades em criar chances claras de gol e o clima de tensão era flagrante dentro e fora de campo.
O alívio veio já na reta final da primeira etapa. Guilherme Romão derrubou Everton dentro da área e o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti. Com categoria, Walter Clar deslocou o goleiro e colocou o Verdão na frente.
Com a vitória parcial, a Chape terminou a primeira etapa dentro do G-4, uma vez que Criciúma e Goiás estavam tropeçando.
Com o placar na mão, além das derrotas parciais de Goiás e Criciúma, a Chape tentou controlar o jogo no segundo tempo e passou a apostar em contra-ataques rápidos.
Em um deles, Ítalo, que entrou no lugar de Marcinho na segunda etapa, por muito pouco não fez um golaço finalizando da entrada da área.
Aos 26′, o próprio Ítalo perdeu uma chance inacreditável de ampliar ao acertar a trave em lance já sem goleiro.
O clima de festa tomou conta da Arena Condá aos 44′ após o volante Luizão, do Atlético-GO, ser expulso por falta dura dura em Rafael Carvalheira.
Aos gritos de “vamos, vamos, Chape”, o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida aos 48 minutos. A Chapecoense está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.