
No último desafio em casa pelo Brasileirão 2025, o Juventude foi goleado pelo Santos em noite de Neymar no Alfredo Jaconi. Com três gols no segundo tempo, o craque santista definiu o placar de 3 a 0 diante de mais de 15.343 mil pessoas presentes. O maior público da casa alviverde em 2025.
Com o resultado, o Verdão permanece com 34 pontos, na vice-lanterna, e se despede da Série A no domingo (7) em São Paulo. Já os paulistas se distanciaram do Z-4 e decidem a permanência na elite diante do Cruzeiro, na Vila Belmiro no fim de semana.
Equilíbrio e gol anulado
Se havia dúvida quanto ao interesse do Verdão no jogo, Thiago Carpini mandou a campo força máxima. A exceção foi o volante Caíque, que estava suspenso. Como novidade na formação, Peixoto de volta ao meio de campo e Nenê jogando mais adiantado junto a Taliari. E a partida foi marcada pelo equilíbrio no primeiro tempo.
A primeira chance foi do Peixe. Logo aos quatro minutos, Neymar rolou para Guilherme chutar forte para defesa de Jandrei.
Aos 17, Igor Formiga lançou a bola na área e, ao tentar fazer o corte pra trás, Adonis Frías quase mandou contra seu próprio gol. Na sequência, Nenê jogou a bola na segunda trave, mas Taliari não conseguiu alcançar para fazer o cabeceio.
O Ju teve um gol anulado aos 25 minutos. Hermes bateu forte na entrada da área e Brazão deu rebote; Taliari, adiantado, mandou no ângulo esquerdo, mas o lance foi invalidado por impedimento do camisa 19 alviverde.
No lance seguinte, Neymar tentou um gol de puro talento. Do meio-campo, o craque viu Jandrei adiantado e tentou encobri-lo. A bola passou perto da meta santista.
Neymar decide
E com um minuto da etapa final, Neymar, na pequena área, jogou pra fora a oportunidade do primeiro gol santista. A resposta alviverde veio com Jadson, com um arremate de fora da área que passou por cima do gol.
Aos nove, o Santos chegou ao gol. Guilherme fez a jogada pelo lado e rolou na área. Neymar chegou em velocidade e bateu forte. A bola raspou na marcação e morreu no canto direito de de Jandrei: 1 a 0 Santos.
De fora da área, Nenê tentou o empate, mas a bola parou nas mãos de Brazão. Pode ter sido o último ato do meia de 44 anos no Alfredo Jaconi. O jogador deixou o gramado ovacionado pela torcida para a entrada de Bilu. Nenê ainda não decidiu se irá continuar nos gramados em 2026.
Do outro lado, o craque santista estava resolvendo o jogo para o Peixe. Aos 18, em contra-ataque rápido, Igor Vinícius descolou o passe na área e Neymar bateu rasteiro na saída de Jandrei: 2 a 0.
O jogo ficou à feição do Santos, que no lance seguinte ao gol acertou a trave alviverde, mas, após revisão no VAR, teve um pênalti a seu favor cometido por Marcos Paulo em Lautaro Díaz. Na cobrança, Neymar marcou mais um: 3 a 0.
O Alfredo Jaconi inteiro passou a cantar "arerê, o Inter vai jogar a Série B", em alusão à derrota colorada para o São Paulo quase ao mesmo tempo. E o camisa 10 santista deixou o gramado aos 35 minutos, poupado já que estava pendurado com dois cartões amarelos.