
O Grêmio começou o ano de 2026 na Arena com derrota. Sem público, por punição sofrida no Gauchão do ano passado, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0 pelo São José. Ronald, ex-Grêmio, fez o único gol da partida.
Com time completamente diferente da estreia, tanto na escalação quanto na atitude, o rendimento da noite de quarta-feira (14) lembrou os piores momentos de 2025 no estádio. Com a derrota, combinada com a vitória do Caxias sobre o Avenida nesta quarta (14), o Grêmio perdeu a liderança do Grupo B do Gauchão.
Em ritmo de pré-temporada, o time gremista foi completamente diferente em relação aos 11 titulares da goleada sobre o Avenida. Do goleiro ao centroavante, Luís Castro testou uma equipe nova para a partida na Arena. Uma escalação que teve a estreia de Gabriel Mec como titular como grande atração da noite.
O primeiro tempo mostrou como a torcida faz falta na Arena. O Tricolor foi um time sonolento, sem inspiração e visivelmente desentrosado. A equipe de Luís Castro ficou torta em campo, buscando apenas a combinação entre Mec e Willian pelo lado esquerdo. O Zequinha aguardava os erros de passe para contra-atacar com velocidade.
Aos 14 minutos, em cobrança de falta de Angelo, o São José assustou Tiago Volpi. O goleiro defendeu e espalmou a bola para a linha de fundo.
Em ataque pela esquerda, Mec driblou o marcador e cruzou. Mas a defesa do Zequinha evitou que Aravena chegasse na bola para fazer o gol aos 15.
Depois, Ronald roubou bola de Cuéllar, que não alcançou passe de Dodi, e avançou até a entrada da área. Mas sua finalização passou ao lado da goleira defendida por Volpi.
A primeira tentativa de finalização do Grêmio ocorreu aos 36 minutos. Após o rebote de cruzamento de Willian, André Henrique arriscou um chute da entrada da área. A bola foi nas arquibancadas.
Aos 45 minutos, Volpi salvou o Grêmio. Douglas recebeu no lado direito de ataque do Zequinha. O atacante chutou cruzado e o goleiro gremista evitou que a bola entrasse no gol com boa defesa.
Nos acréscimos, no entanto, Volpi não teve chances. Ronald aproveitou o rebote e fez um golaço. O atacante pegou a bola na intermediária e arriscou o chute de pé esquerdo. A bola acertou o ângulo aos 47 minutos. Um péssimo primeiro tempo gremista, sem exigir uma defesa de Fábio.
Segundo tempo
Luís Castro apostou na manutenção do mesmo time para começar o segundo tempo. E como aconteceu na metade inicial da partida, o rendimento não agradou até algumas mexidas na parte final da partida.
Aos 10, o Grêmio conseguiu boa combinação entre Aravena, João Pedro e André Henrique. O chileno iniciou a jogada, tocou para o lateral e apareceu na área após receber toque de calcanhar do centroavante. Fábio saiu da pequena área e interceptou o passe.
Insatisfeito com a produção, Luís Castro chamou quatro jogadores de uma só vez. Enquanto o técnico passava instruções, o Zequinha quase ampliou. Zé Vitor invadiu a área e Tiago Volpi fez boa defesa.
Amuzu, Roger, Cristaldo e Carlos Vinicius entraram nos lugares de Gabriel Mec, Aravena, Willian e André Henrique aos 18 minutos. A primeira participação do quarteto foi uma tentativa de finalização do argentino de fora da área. Fábio observou a bola passar por cima de sua goleira.
Uma boa combinação aos 24 minutos rendeu finalização perigosa ao Grêmio. Cuéllar tocou para Cristaldo, que acionou Amuzu. O cruzamento caiu no pé de Carlos Vinícius, que finalizou por cima do gol.
Edenilson entrou no lugar de Cuéllar para completar as mexidas feitas por Castro. E o camisa 8 exigiu boa defesa de Fábio aos 34 minutos. Roger fez fila pelo lado direito e tocou para o companheiro, que chutou da intermediária.Apesar da melhora, o Grêmio seguiu longe de encontrar o gol de empate.
Nos acréscimos, o Zequinha quase conseguiu o segundo gol. Grafite puxou contra-ataque e acionou Cauãn na área do Grêmio. O chute do atacante da equipe visitante na Arena passou ao lado do gol de Volpi.
Se a noite era para testes na pré-temporada, Luís Castro deve ter percebido que algumas peças ainda precisarão de mais tempo e mais trabalho para estarem em condições de brigar por titularidade.
A expectativa é de que para o próximo sábado, novamente na Arena, a comissão técnica altere muitas peças para a partida contra o São Luiz. Principalmente com a expectativa de estreia de Tetê e de Enamorado.
Standings provided by Sofascore