
Santa Catarina vive um dia decisivo no Campeonato Catarinense neste domingo (25). De forma simultânea, os seis jogos da última rodada da primeira fase começam às 18h. Na Arena Condá, em Chapecó, a Chapecoense recebe o Joinville em confronto direto pelos rumos da competição.
Para o Verdão do Oeste, a partida vale a classificação às quartas de final do Estadual. Já o Joinville, lanterna do Grupo A, não tem mais chances de avançar e disputará o quadrangular que rebaixará três equipes para a Série B do Catarinense. O confronto será transmitido pelas rádios do Grupo Condá de Comunicação.
De acordo com o site O Gol, Chapecoense e Joinville já se enfrentaram 55 vezes ao longo da história, considerando todas as competições. O retrospecto é equilibrado, com vantagem da Chape, que soma 21 vitórias, contra 16 do JEC, além de 18 empates. Jogando em Chapecó, foram 29 confrontos, com 14 vitórias da Chapecoense, oito empates e sete triunfos do Joinville.
Situação do Campeonato
Os jogos da rodada decisiva são: Figueirense x Camboriú, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis; Criciúma x Brusque, no Heriberto Hülse, em Criciúma; Santa Catarina x Avaí, no Alfredo João Krieck, em Rio do Sul; Chapecoense x Joinville, na Arena Condá, em Chapecó; Carlos Renaux x Marcílio Dias, na Arena Simon, em Brusque; e Barra FC x Concórdia, na Arena Barra FC, em Itajaí.
Avaí, Brusque, Camboriú e Concórdia, no Grupo A, além do Criciúma, no Grupo B, já estão classificados para as quartas de final. Restam, portanto, três vagas a serem definidas. Na luta contra o rebaixamento, Marcílio Dias e Joinville já estão confirmados no quadrangular do descenso, restando outras duas equipes a serem definidas.
Chapecoense
A Chapecoense vem de empate em 1 a 1 com o Avaí, na Ressacada, e ainda não garantiu vaga na próxima fase. Para avançar sem depender de outros resultados, o Verdão precisa vencer na última rodada. A equipe ocupa a terceira colocação do Grupo B, com oito pontos.
A chave é liderada pelo Criciúma, com 10 pontos, seguido pelo Santa Catarina, com nove. Na sequência aparecem Chapecoense, com oito, Barra e Figueirense, ambos com seis pontos, e o Carlos Renaux, com quatro.
Para o confronto decisivo, o técnico Gilmar Dal Pozzo deve escalar força máxima. A comissão técnica chegou a cogitar a preservação de atletas, mas a necessidade da vitória levou à opção pelo time titular.
Provável escalação:
Rafael Santos; Everton, Victor Caetano, Eduardo Doma, João Paulo e Walter Clar; Camilo, Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto; Marcinho e Ítalo.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Joinville
O Joinville já tem o futuro definido no Campeonato Catarinense. A derrota por 1 a 0 para o Carlos Renaux confirmou a presença do JEC no quadrangular do rebaixamento. Com apenas um ponto conquistado em cinco jogos, o Tricolor é o lanterna do Grupo A.
Para a sequência da competição, o técnico Cristian de Souza terá mudanças. O volante Jhony Douglas sofreu lesão e está fora. Yalle é o principal candidato à vaga, com Rodrigo Bongim como outra opção no meio-campo.
Provável escalação:
Thiago; Lucas Lopes, Brendon Lucas, Guti e Gabriel Paris; Yalle, Rickson e Juliano; Keké, Iago Dias e Da Silva.
Técnico: Cristian de Souza.