Feito Histórico - 14/02/2026 11:21

Quem é Lucas Pinheiro, primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

Brasileiro fez história na manhã deste sábado
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Lucas Pinheiro nas Olimpíadas de Inverno (Foto: Rafael Bello, COB)  

O Brasil alcançou um feito inédito na história dos esportes de gelo neste sábado (14). Em Bormio, na Itália, Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro no slalom gigante do esqui alpino, tornando-se o primeiro atleta do país, e da América do Sul, a subir no topo do pódio em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Antes dele, o Brasil nunca havia conquistado uma medalha nas Olímpiadas de Inverno.

Filho de mãe brasileira e pai norueguês, Lucas nasceu em Oslo, na Noruega, em 2000, mas sua primeira língua foi o português. Antes de dominar as pistas de esqui, seu sonho era o futebol. Durante a infância, chegou a morar em São Paulo, onde frequentou escolinhas e desenvolveu sua paixão pela bola, inspirando-se em ídolos como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho.

A mudança de rota ocorreu aos nove anos, quando o pai o apresentou ao esqui alpino. Aos 18 anos, já era destaque internacional, conquistando medalhas no Mundial Júnior pela Noruega.

Em 2020, ele enfrentou o momento mais difícil da carreira, quando sofreu uma ruptura de ligamentos no joelho que o afastou por oito meses. O retorno, porém, na temporada 2022/2023, o consolidou, ao conquistar o título da temporada no slalom.

A escolha pelo Brasil e o caminho até o ouro

Apesar de ter nascido na Noruega e ter sucesso com o país europeu, divergências com a federação local sobre patrocinadores, regras de vestimenta e participação em eventos, levaram o atleta a anunciar uma aposentadoria precoce aos 23 anos. Em maio de 2024, porém, após se alinhar com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), ele oficializou seu retorno para defender o Brasil.

Sua reestreia como atleta brasileiro aconteceu na temporada 2024/2025. Mesmo largando em posições desfavoráveis, terminou em quarto lugar no slalom gigante em Sölden, na Áustria, e repetiu a colocação no slalom em Levi, na Finlândia. O primeiro pódio defendendo o Brasil veio no slalom gigante em Beaver Creek, nos Estados Unidos.

Fora das pistas, Lucas Pinheiro é reconhecido como um entusiasta da cultura brasileira. Morando em Milão, ele atua como modelo para marcas de luxo e é o responsável pelo design dos uniformes do Time Brasil de esqui. O brasileiro é torcedor do São Paulo e fã de bossa nova.

Fonte: NSC
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...