
A chuva intensa que atinge o norte e o noroeste do Rio Grande do Sul desde o fim de semana já causou estragos em pelo menos 21 municípios. Conforme levantamento divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta segunda-feira (29), 29 pessoas estão desabrigadas e outras 176 desalojadas em diferentes cidades da região.

A situação mais preocupante é registrada em Coronel Bicaco, onde 19 pessoas precisaram deixar suas casas e foram acolhidas em uma escola do município. Outras 65 pessoas estão desalojadas, número que ainda pode aumentar à medida que as equipes concluem as vistorias.
Durante o domingo (28), uma família precisou ser resgatada com o auxílio de uma retroescavadeira devido ao avanço da água. Segundo a Defesa Civil, os municípios da região do Alto Uruguai concentram os maiores prejuízos provocados pelo grande volume de chuva.
Nos últimos dois dias, Porto Mauá registrou o maior acumulado de precipitação no estado, com 186 milímetros. Em Porto Xavier, as rajadas de vento chegaram a 90 km/h.Municípios registram alagamentos, bloqueios e suspensão de aulas
Em Tucunduva, cinco residências foram alagadas após a chuva que começou durante a madrugada de domingo. Dez pessoas ficaram desabrigadas e quatro desalojadas. As famílias foram acolhidas em um salão comunitário e em casas de familiares.Já em Redentora, cerca de 30 residências da área urbana e aproximadamente 300 casas no interior foram afetadas pelos alagamentos. Cinco vias ficaram bloqueadas, houve danos em um prédio público e o transbordamento de rios provocou alagamentos em estradas do interior.
No município de Campo Novo, oito famílias foram atingidas. Uma delas permanece desalojada e outra aguarda encaminhamento para abrigo temporário. Também foram registrados destelhamentos.
Em Roque Gonzales, um motorista foi salvo por moradores após o veículo ser arrastado pela correnteza do Arroio Engenho. Na área rural, houve danos em estradas e alagamentos.Já em Horizontina, pedras e terra deslizaram sobre a RS-342, bloqueando parcialmente a rodovia. Uma escola também foi atingida pelas águas.
Estradas danificadas e escolas sem aulas
Outros municípios também registraram prejuízos.
Em Constantina, aproximadamente 15 residências foram destelhadas, árvores caíram e sete escolas suspenderam as aulas nesta segunda-feira.Novo Barreiro teve danos em estradas e lavouras, além da suspensão das atividades em três escolas e uma creche devido às dificuldades no transporte escolar.
Em Palmeira das Missões, cerca de 15 famílias precisaram deixar suas residências e as escolas da área rural permaneceram sem aulas.
Já em Liberato Salzano, cerca de 40 residências foram atingidas pela chuva. Os moradores buscaram abrigo em casas de parentes e amigos, enquanto cinco escolas registraram danos e tiveram as aulas suspensas.Também há registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas em municípios como Boa Vista do Buricá, Erval Seco, São José das Missões, Seberi, Humaitá, Novo Tiradentes e Ronda Alta, entre outros.
Situação segue sendo monitorada
As equipes das prefeituras e da Defesa Civil continuam realizando levantamentos nas áreas atingidas. O número de pessoas afetadas e os prejuízos materiais ainda podem ser atualizados ao longo do dia, conforme avançam as vistorias nos municípios atingidos pelo temporal.