O Grêmio evitou uma nova derrota no Campeonato Brasileiro ao empatar em 1 a 1 com o Fluminense, na noite deste domingo (26), na Arena, em Porto Alegre, pela 20ª rodada da competição. O gol salvador foi marcado pelo estreante Diego Caito, aos 43 minutos do segundo tempo, garantindo um ponto importante para o Tricolor.
Com o resultado, a equipe comandada por Luís Castro chegou aos 22 pontos, ocupa a 15ª colocação e mantém uma pequena distância da zona de rebaixamento. Além da pontuação, o empate encerra a sequência de duas derrotas consecutivas desde a retomada da temporada e traz um pouco mais de confiança para os próximos compromissos.
O Grêmio iniciou a partida repetindo o esquema tático utilizado na Sul-Americana, com três meio-campistas de marcação e apenas um atacante de referência. Sem conseguir criar muitas oportunidades, o time encontrou dificuldades para superar a marcação do Fluminense durante o primeiro tempo.
A melhor chance gremista antes do intervalo aconteceu aos 32 minutos, quando Amuzu encontrou Tetê em velocidade. O atacante saiu cara a cara com o goleiro Fábio, mas o arqueiro tricolor levou a melhor e evitou a abertura do placar. Carlos Vinícius também chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento.
Na volta para o segundo tempo, o equilíbrio permaneceu até os 19 minutos, quando o Fluminense abriu o marcador. Após cobrança de escanteio, Kannemann tocou a bola com o braço dentro da área. Depois de revisão, a arbitragem confirmou o pênalti, convertido por Hulk, sem chances para Gabriel Grando.
Em desvantagem, Luís Castro promoveu mudanças na equipe, colocando em campo Braithwaite, Jovane Cabral, Enamorado e o estreante Diego Caito. As alterações deram mais intensidade ao ataque gremista.
A recompensa veio aos 43 minutos. Diego Caito recebeu pela direita, avançou em jogada individual e finalizou da entrada da área. A bola desviou na defesa do Fluminense e enganou o goleiro Fábio antes de morrer no fundo das redes, decretando o empate.
Nos acréscimos, o Grêmio ainda esteve perto da virada. Villasanti finalizou com perigo, mas a defesa carioca conseguiu salvar praticamente sobre a linha, impedindo o segundo gol gremista.
Agora, o Tricolor muda o foco para a Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (30), às 19h, a equipe recebe o Bolívar, na Arena, pelo jogo de volta dos playoffs da competição continental, precisando de um bom resultado para seguir na disputa.
Standings provided by Sofascore