O programa Medicina e Saúde deste sábado (04), apresentado pelo médico urologista, Dr. Geovani Delevati, teve por tema central o "Dia Mundial de Higienização das Mãos", com a enfermeira Natacha Zappani, especialista em controle de infecção.
Uma das principais lições da pandemia, a higienização das mãos segue como medida valorosa de asseio. Seja com água e sabão ou com preparação alcoólica 70%, o ato é um dos principais meios para reduzir a transmissão de micro-organismos causadores de doenças infecciosas.
O Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, tem como finalidade mobilizar e reforçar a adesão à prática, destacando sua importância para o combate e prevenção de vírus, em especial da Covid-19 e da gripe, estimulando principalmente a conscientização das novas gerações.
Para a prática da higienização, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as mãos devem ser friccionadas com a preparação alcoólica 70% por no mínimo 20 segundos, enquanto que para uso de água e sabão é necessário respeitar o tempo mínimo de 40 segundos, esfregando bem as palmas das mãos, entre os dedos e pulsos.
Ouça em nossas plataformas digitais: