VIVA BEM - 26/08/2022 14:11

A importância do fonoaudiólogo na promoção do aleitamento materno

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Ariana Silva - Fonoaudióloga e Consultora em Amamentação / Divulgação 

O mês de agosto é um marco para lembrarmos da importância do aleitamento materno. A amamentação nem sempre é fácil no início, tanto para o bebê recém-chegado, como para os pais. Para se alcançar o sucesso no aleitamento materno é importante que a família esteja cercada de profissionais que sejam capacitados a auxiliar neste manejo.  

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, avaliar e tratar as alterações motoras orais, como a dificuldade na sucção.

Veja também:

Confira todas as matérias do Viva Bem

Os recém-nascidos prematuros por exemplo, ou que por alguma condição pós-parto necessitam de oxigênio e de sonda de alimentação devem passar pela avaliação do fonoaudiólogo antes de iniciar a via oral. Pois além do padrão de sucção, o profissional irá avaliar a condição de deglutição do bebê. Não é o simples fato de colocar o dedo enluvado na boca da criança e ela apresentar o reflexo de sucção. Esse reflexo deve estar apresentando um padrão satisfatório de coordenação entre sucção, respiração e deglutição para que o bebê não tenha comprometimentos na sua nutrição e consecutivamente, o ganho de peso, além do risco de broncoaspiração.  A avaliação fonoaudiológica dará subsídios para que o profissional, com apoio do pediatra, defina a partir das especificidades desse bebê, a melhor maneira da introdução alimentar. 

O acompanhamento do fonoaudiólogo desde o momento do nascimento permite que sejam identificados os possíveis causadores da dificuldade na pega do seio materno. Assim como a avaliação do frênulo de língua. É imprescindível que para uma avaliação bem sucedida deva-se levar em consideração a condição anatômica deste frênulo associado a sucção do recém-nascido. 

O olhar fonoaudiológico vai além da pega correta, ele vai observar outras questões extremamente importantes para o desenvolvimento do bebê e estabelecer critérios do melhor manejo para o sucesso do aleitamento materno. 

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste                             
Ariana Silva - Fonoaudióloga e Consultora em Amamentação - CRFa 10308/SC
Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771

Fonte: Ascom Hospital Regional
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...