VIVA BEM - 09/01/2023 16:26

Bombeiros alertam e orientam para os perigos da água

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Daniel Wegner Silva - 1º Tenente BM - Gestor de Segurança Contra Incêndios do 12º Batalhão São Miguel do Oeste / Divulgação

Com a chegada dos meses de verão o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou mais uma edição da Operação Veraneio e precisa da sua colaboração!

É por isso que convidamos a conhecer nossas principais recomendações para se aproveitar a estação com muita segurança para você e sua família.

Veja também:

Confira todas as matérias do Viva Bem

Piscinas

Nunca deixe crianças nadarem sozinhas, mesmo que ela saiba nadar. Muitos acidentes acontecem até mesmo em locais de baixa profundidade. Se você for proprietário e uma piscina, providencie o cercamento da área. Essa medida vai evitar que crianças possam se aproximar sem supervisão.

Além disso preste atenção no equipamento de sucção, pois esses são a maior causa de acidentes em piscinas. Oriente seus familiares a sempre manter distância desses dispositivos. Se você for proprietário de uma piscina providencie a instalação de mais de um ralo, assim a força de sucção será consideravelmente menor. Além disso, opte por um sistema anti sucção e utilize ralos anti aprisionamento.

Rios e Cachoeiras

Rios e cachoeiras são locais que exigem muitos cuidados por parte dos banhistas, pois são nesses locais que acontecem a maior parte dos acidentes. Tenha sempre muito cuidado com correntezas, nunca se aproxime delas. Nunca mergulhe de cabeça e também não caminhe sob pedras escorregadias. Em cachoeiras evite caminhar próximo a locais elevados, assim como pedras que possam ter limo, facilitando o risco de alguém escorregar.

Praias

Se você for ao Litoral, procure frequentar praias que possuem o serviço de guarda vidas. Na região do Extremo Oeste o CBMSC oferece o serviço de Guarda Vidas nos municípios de Mondaí e Itapiranga. Procure se banhar próximo ao posto de guarda vidas e ao chegar no local se informe sobre as condições e fique atento para a bandeira hasteada no posto:
Bandeira verde → Baixo risco de afogamento
Bandeira amarela → Médio risco de afogamento
Bandeira Vermelha → Alto risco de Afogamento
Bandeira vermelha instalada na faixa de areia significa que ali é um local perigoso, onde o banho é contra indicado.

Outros cuidados válidos

Ensine as crianças a nadar. O ideal é que desde cedo os pequenos possam ser matriculados em aulas de natação. Caso não seja possível, os próprios pais podem ensiná-las movimentos básicos de natação. Isso proporcionará mais segurança para os momentos de lazer na água.

Não confie apenas em pranchas, boias e acessórios. É muito comum presenciarmos casos de pessoas que acabaram perdendo ou largando o equipamento de flutuação e vindo a se afogar. Apenas coletes salva vidas certificados e de tamanho adequado ao usuário podem ser considerados seguros.

Evite presentear as crianças com fantasias de banho como peixes, sereias, etc. Esses acessórios podem limitar os movimentos das crianças, vindo a prejudicar sua capacidade de natação, expondo-as a um risco desnecessário.

Por fim ressaltamos que água e álcool não combinam! Infelizmente a maior parte dos afogamentos ocorridos em Santa Catarina têm relação com o consumo excessivo de álcool, o que prejudica a capacidade de natação do indivíduo, assim como a nível de percepção de risco.  
Desejamos a todos um ótimo verão com muita segurança!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste                             
Daniel Wegner Silva - 1º Tenente BM - Gestor de Segurança Contra Incêndios do 12º Batalhão São Miguel do Oeste
Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Fonte: Ascom Hospital Regional Teresinha Gaio Basso
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...