Esta data tem como objetivo nos atentar para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O tabagismo é uma doença causada pela dependência da droga nicotina, presente nos derivados do tabaco, como cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo, narguilé e cigarro eletrônico. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar, trazendo assim a dependência. Trazendo junto a inalação de mais de 4.720 substâncias tóxicas, além de 43 cancerígenas.
Veja também:
Confira todas as matérias do Viva Bem
Os dispositivos eletrônicos para fumar são novos tipos de produtos do tabaco, apresentados em diferentes modelos e sistemas, como os cigarros eletrônicos, os produtos de tabaco aquecido, e-cigs, pods e vapes. Apesar de novos produtos, velhos problemas, todos eles contêm nicotina, substância altamente viciante. O crescimento expressivo desses dispositivos tem aumento principalmente entre adolescentes, atraídos por seu design moderno e falsas propagandas de serem inofensivos.
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. O cigarro é a principal causa de morte evitável e chega a reduzir a expectativa de vida em cerca de 20 anos. Os benefícios de parar de fumar são imediatos, após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar já estão mais sensíveis. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto já foi reduzido pela metade. De 5 a 10 anos depois de parar de fumar, o risco de infarto será igual ao de pessoas que nunca fumaram.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Dra Mariana Hammes – CRM 23774 / Pneumologista RQE 21539
Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771