A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Miguel do Oeste
trouxe à luz os problemas de demora nos processos e atendimento do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) em uma entrevista no programa Atualidades
desta terça-feira (12). A comissão de direito previdenciário da entidade
destacou pontos críticos e dissipou dúvidas da população.
Segundo o presidente da Subsessão da OAB local, Dr.
Guilherme Nardi Neto, a lentidão no atendimento, nas perícias e em outras ações
necessárias no INSS está diretamente ligada à escassez de servidores. Ele ressalta
que, embora os funcionários do órgão tenham boa vontade, a demanda é excessiva
e, muitas vezes, as agências do INSS estão em condições precárias.
Júlia Bonamigo, membro da comissão de direito previdenciário
da OAB, explicou que nos últimos anos o INSS tem adotado o INSS Digital,
acessível através do site da Previdência Social ou da própria OAB. Atualmente,
quando um processo é submetido ao órgão, ele entra em uma extensa fila de
espera e é posteriormente atribuído a um servidor do INSS em qualquer parte do
Brasil, resultando em longas esperas em nível nacional.
Júlia ressaltou as inúmeras consequências desse cenário, incluindo a longa espera dos segurados, a dificuldade dos advogados em explicar a demora aos clientes e o aumento da insegurança. A OAB está vigilante em relação a esses problemas no INSS, e tanto a OAB/SC quanto a OAB nacional estão empenhadas diariamente em buscar soluções para essas questões.