INFORMAÇÃO! - 12/03/2024 16:25 (atualizado em 12/03/2024 17:22)

OAB de São Miguel do Oeste aborda demora nos processos e atendimentos do INSS

Comissão de Direito Previdenciário esclarece questões e aponta desafios enfrentados pelos segurados e advogados.
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Miguel do Oeste trouxe à luz os problemas de demora nos processos e atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em uma entrevista no programa Atualidades desta terça-feira (12). A comissão de direito previdenciário da entidade destacou pontos críticos e dissipou dúvidas da população.

Segundo o presidente da Subsessão da OAB local, Dr. Guilherme Nardi Neto, a lentidão no atendimento, nas perícias e em outras ações necessárias no INSS está diretamente ligada à escassez de servidores. Ele ressalta que, embora os funcionários do órgão tenham boa vontade, a demanda é excessiva e, muitas vezes, as agências do INSS estão em condições precárias.

Júlia Bonamigo, membro da comissão de direito previdenciário da OAB, explicou que nos últimos anos o INSS tem adotado o INSS Digital, acessível através do site da Previdência Social ou da própria OAB. Atualmente, quando um processo é submetido ao órgão, ele entra em uma extensa fila de espera e é posteriormente atribuído a um servidor do INSS em qualquer parte do Brasil, resultando em longas esperas em nível nacional.

Júlia ressaltou as inúmeras consequências desse cenário, incluindo a longa espera dos segurados, a dificuldade dos advogados em explicar a demora aos clientes e o aumento da insegurança. A OAB está vigilante em relação a esses problemas no INSS, e tanto a OAB/SC quanto a OAB nacional estão empenhadas diariamente em buscar soluções para essas questões.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...