O Deportivo Independiente Medellín (DIM) venceu o Nacional-URU por 2 a 1, na noite desta terça-feira (23), na Colômbia, resultado que fez o Inter cair para o terceiro lugar do Grupo B da Libertadores. Diego Rodríguez abriu o placar para os uruguaios, mas Ibargüen e Déinner Quiñones viraram para os colombianos na partida disputada no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín.
Com o resultado, o DIM chegou aos mesmos sete pontos do Nacional, mas lidera o grupo por ter vantagem no número de gols marcados. O Inter aparece em terceiro com cinco. Se vencer o Metropolitanos, que ainda não somou ponto, o Colorado chegará a oito e assumirá a liderança da chave. Empate ou derrota, porém, deixará o clube gaúcho na terceira colocação. O jogo contra os venezuelanos está marcado para as 21h de quinta-feira (25), em Caracas.
Visitante, o Nacional iniciou pressionando. O bom começo dos uruguaios deu resultado rápido e o volante Diego Rodríguez abriu o placar logo aos 12 minutos. O Bolso, porém, não conseguiu manter o ímpeto e o Independiente Medellín passou a pressionar. Os colombianos empataram aos 25, com Andrés Ibargüen, que cabeceou sem chances para o goleiro Rochet após cruzamento de Cetré.O DIM seguiu pressionando, mas não conseguiu a virada. O primeiro tempo teve um amplo domínio de posse de bola dos colombianos, de 79%. O Independiente Medellín finalizou oito vezes contra seis dos uruguaios. O Nacional, porém, acertou mais bolas no alvo, quatro contra duas dos mandantes.
A segunda etapa começou no mesmo ritmo com o Independiente Medellín tentando empurrar os uruguaios para o seu campo. Foram cinco finalizações colombianas até que Déinner Quiñones acertou um belo chute de fora da área. A bola foi fora do alcance de Rochet e ainda tocou na trave antes de morrer no fundo das redes: 2 a 1.Após a virada, o técnico uruguaio Alvaro Gutiérrez mexeu no seu setor ofensivo com a entrada de Federico Martínez no lugar de Alfonso Trezza. Faltando 10 minutos para o término do tempo regulamentar, Martínez teve uma grande chance para o empate. Ele bateu cruzado e o goleiro Luis Vásquez fez uma grande defesa para manter os colombianos em vantagem.
A reta final do jogo foi aberta com o Nacional pressionando em busca do empate e o Medellín também tendo chances para ampliar a vantagem. O placar, no entanto, não foi mexido. Os colombianos venceram e assumiram a liderança do grupo.
Próximos jogosDepois de enfrentar o Metropolitanos nesta quinta, na Venezuela, o Inter voltará a jogar fora de casa na próxima rodada. Em 7 de junho, o Colorado irá encarar o Nacional, no Parque Central, Montevidéu. No dia seguinte, o Independiente Medellín vai enfrentar o Metropolitanos, em Caracas.