Na próxima quarta-feira, às 13h, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realiza o sorteio que define os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores. Seis equipes brasileiras ainda sonham com a conquista da "glória eterna". Como um dos primeiros colocados, o Inter escapou de confrontos com Palmeiras, Boca Juniors, Athletico-PR e Fluminense. Mas vê pela frente o risco de encarar Flamengo, River Plate ou Atlético-MG.
Palmeiras, Internacional, Athletico-PR e Fluminense avançaram na primeira posição de suas chaves, enquanto Flamengo e Atlético-MG ficaram na segunda colocação. Os líderes dos grupos terão a vantagem de decidir os confrontos em casa nas oitavas de final. Nas etapas seguintes, a pontuação conquistada na fase de grupos vai ditar quem terá esse privilégio. O time alviverde garantiu a melhor campanha geral e jogará como mandante todas as partidas de volta se avançar ao menos até a semifinal.
Diante da classificação, vários cenários podem ser desenhados prevendo clássico e jogos muito difíceis para os brasileiros. No sorteio, obrigatoriamente um primeiro colocado de grupo enfrenta um time que ficou em segundo lugar. Não há impedimentos sobre partidas entre times do mesmo país ou que estiveram na mesma chave ao longo da fase de grupos. O Pote 1 soma 15 títulos, enquanto o Pote 2 tem 14 conquistas de Libertadores.
POTE 1
Racing-ARG
Fluminense
Boca Juniors-ARG
Olimpia-PAR
POTE 2
Nacional-URU
River Plate-ARG
Deportivo Pereira-COL
Atlético-MG