O jornalista argentino Gastón Edul, da TV argentina TyC Sports, afirmou categoricamente que o Inter Miami abriu conversas formais com o Grêmio para a contratação de Luis Suárez.
Segundo acrescentou Gastón, em publicação feita nas redes sociais, o clube americano tem a ideia de oferecer uma compensação financeira ao Imortal (o contrato do Pistolero tem validade até o fim de 2024) em tratativas nas quais, com o atleta, os termos já estariam verbalmente acertados.
A informação vinda do país vizinho chega em uma semana de forte especulação sobre o boato de saída do craque urugauio e de posicionamentos diversos, seja por parte do clube da MLS (Major League Soccer), seja do Imortal.No caso do Inter Miami, o presidente Jorge Más chegou a garantir que nenhum contato com Suárez ou com o Grêmio havia sido realizado, frisando, inclusive, a sua consideração e seu respeito pelo clube gaúcho e pelo vínculo existente entre as partes.
Por outro lado, em coletiva nesta quinta-feira (21), o técnico Renato Portaluppi adotou postura de extrema cautela e chegou a dizer que "não deixa de ser verdade" o que vem circulando na imprensa, além de passar à diretoria a decisão pela permanência ou saída do artilheiro da equipe em 2023.Na terça-feira (18), fontes próximas a Suárez falaram ao portal uruguaio Ovación que ele havia chegado a um acordo com o Grêmio para rescindir o contrato. Mas uma exigência do Tricolor Gaúcho tem incomodado o craque: ele não pode assinar com outro clube até 2024.
Isso porque o principal motivo da saída do atacante é a preocupação com a artrose no joelho direito. O atleta está preocupado com o calendário nacional e quer diminuir o ritmo na MSL.Segundo o portal Ovación, outro impedimento é a multa rescisória do jogador, que está em torno de R$ 377 milhões.
O clima, até o início da semana, era de insatisfação entre as duas partes. No Grêmio, especialmente, porque Suárez traz um bom retorno ao time e está há apenas sete meses vestindo a camisa do Tricolor Gaúcho.Ao todo, são 16 gols e 9 assistências nos 31 compromissos entre Recopa Gaúcha, Gauchão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Para Suárez, a "obrigatoriedade" de não assinar outro contrato e as negativas do clube para as propostas são um desrespeito.