Após o Criciúma ter confirmado o acesso no último fim de semana, seis clubes seguem na briga pelas últimas duas vagas para a elite do futebol brasileiro em 2024. Com isso, a última rodada da Série B promete, e muito.
Vitória e Criciúma já estão garantidos na Série A da próxima temporada. Porém, Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport ainda lutam pelas últimas duas vagas.
Veja o cenário da última rodada da Série B:
Juventude – 3º lugarConfronto na rodada: Ceará (fora de casa)
Chance de acesso: 56,2%
Com 62 pontos e na terceira posição, o Juventude depende apenas das próprias forças para retornar à elite. Uma vitória simples diante do Ceará garante a equipe gaúcha na Série A independente de qualquer outro resultado da rodada.
Se empatar precisa que no máximo uma das equipes que estão atrás dele na tabela (Vila Nova, Novorizontino, Mirassol e Sport) vença e as demais tropecem.
Se perder, precisa que no máximo uma das equipes que estão atrás dele na tabela vença, desde que o Vila Nova não pontue.
Vila Nova – 4º lugar
Confronto na rodada: ABC (fora de casa)
Chance de acesso: 44,9%
Se vencer o ABC está de volta à Série A sem depender de qualquer outro resultado da rodada. Se empatar precisa que nenhum dos clubes que estão atrás dele na tabela vençam. Ou que apenas um deles vença e o Juventude não pontue.
Vila Nova depende apenas das próprias forças na Série B – Foto: Vila Nova/Divulgação/ND
Vila Nova depende apenas das próprias forças na Série B – Foto: Vila Nova/Divulgação/ND
Se perder, precisa que Atlético-GO e Novorizontino não pontuem e os demais times que estão atrás dele não vençam.
Atlético-GO – 5º lugar
Confronto na rodada: Guarani (em casa)
Chance de acesso: 29,8%
Precisa vencer o Guarani e torcer por tropeço de Vila Nova ou Juventude. Se empatar, precisa que o Vila Nova perca para o ABC e os demais rivais (Novorizontino, Mirassol e Sport) não vençam. Se perder, não tem qualquer chance de subir.
Torcida do Atlético-GO promete casa cheia na rodada final – Foto: Ruber Couto/ACG/ND
Torcida do Atlético-GO promete casa cheia na rodada final – Foto: Ruber Couto/ACG/ND
Novorizontino – 6º lugar
Confronto na rodada: Criciúma (em casa)
Chance de acesso: 32%
Precisa vencer o Criciúma e torcer por tropeços de Juventude e Atlético-GO ou Vila Nova e Atlético-GO ou mesmo dos três. Em caso de empate, precisa que Atlético-GO e Vila Nova percam e os demais rivais (Mirassol e Sport) não vençam. Se perder não tem qualquer chance de subir.
Confronto na rodada: Tombense (fora de casa)
Chance de acesso: 17%
Precisa vencer o Tombense e torcer por tropeços de Novorizontino, Atlético-GO, Vila Nova e/ou Juventude. Se empatar ou perder não tem chance de subir.
Sport – 8º lugar
Confronto na rodada: Sampaio Corrêa (em casa)
Chance de acesso: 20,1%
Precisa vencer o Sampaio Corrêa e torcer por tropeços de Mirassol, Novorizontino, Atlético-GO, Vila Nova e/ou Juventude. Se empatar ou perder não tem chance de subir.
* A matemática do acesso de cada clube é feita pelo departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
Todos os jogos da última rodada da Série B acontecem no próximo sábado (25), às 17h.