A dúvida do que será o fim de 2024 voltou com força. Nesta quarta-feira (25), debaixo de muita chuva na Arena, o Grêmio foi derrotado pelo Criciúma por 2 a 1 pela partida atrasada da 5ª rodada do Brasileirão e viu um adversário direto contra o Z-4 o ultrapassar na tabela. Arthur Caíke e Ronald marcaram para o time catarinense, e Villasanti fez para o Tricolor. Com 31 pontos, e em 14º lugar, o time gremista terminou a noite um ponto atrás dos catarinenses.
O Grêmio teve a mudança de última hora na defesa para enfrentar o Criciúma. Sem Kannemann, Rodrigo Ely e Jemerson, Rodrigo Caio foi o escolhido para jogar ao lado de Gustavo Martins. A noite também teve outra novidade. O Tricolor estreou seu terceiro uniforme, com o preto como cor predominante do fardamento e faixas azuis e brancas na região da gola da camisa.
Logo aos três minutos, o Grêmio teve boa oportunidade. Cristaldo recebeu de Braithwaite na área. O camisa 10 trombou com um defensor e caiu na área. Apesar da reclamação dos jogadores e de Renato Portaluppi, o lance não teve o pênalti marcado. Braithwaite desperdiçou uma chance na área do adversário aos seis. O chute cruzado passou ao lado do gol de Gustavo.
As mesmas desatenções que custaram pontos ao Grêmio nas últimas rodadas voltaram a aparecer contra o Criciúma. Primeiro veio o susto. Marchesín se embolou com Arthur Caíke e Rodrigo Caio. A bola sobrou para Fellipe Matheus, que chutou por cima do gol, aos 10 minutos de partida.
E depois de ameaçar, o Criciúma abriu o placar. João Pedro não marcou Arthur Caíke e o chute do atacante catarinense acertou a trave. Mas no rebote, Marchesín não teve chances de defender o rebote aos 13 minutos.
A melhor resposta do Grêmio na primeira etapa ao gol sofrido foi outra tentativa de cavar um pênalti. Quatro minutos depois do gol dos catarinenses, Monsalve recebeu na área e se atirou depois de driblar o goleiro Gustavo. O árbitro advertiu o jogador gremista com o cartão amarelo pela simulação.
O péssimo desempenho rendeu uma forte vaia ao final do primeiro tempo.
Segundo tempo
A bronca dada por Renato no vestiário surtiu efeito logo no início da segunda etapa. Mesmo sem muita organização, o Grêmio passou a pressionar a defesa do Criciúma. Depois de 13 minutos de bolas para Soteldo tentar uma jogada individual, Diego Costa entrou. Cristaldo foi sacado.A pressão deu resultado aos 21 minutos. Monsalve começou a jogada pela esquerda e tabelou com Villasanti. O volante chutou de pé esquerdo e venceu o goleiro Gustavo para empatar a partida. A virada quase saiu minutos depois. Após bola lançada na área dos catarinenses, Braithwaite chutou em cima de um marcador. Diego Costa pegou o rebote e mandou por cima do gol.
Mas quando a pressão do Grêmio começou a perder forças, o Criciúma encaixou outro golpe. O time catarinense recuperou a bola no meio do campo, trocou passes por mais de um minuto até Ronald receber na entrada da área. O chute do volante encontrou o canto esquerdo de Marchesín para devolver a vantagem ao Criciúma. Arezo, Aravena e Edenílson entraram nos minutos finais. Antes dos acréscimos, Ronald entrou no lugar de Dodi. Mas sem mudar a história de mais uma péssima partida tricolor.
Resta ao Grêmio tentar encontrar novamente respostas na próxima rodada. Quando viajará até Brasília para enfrentar o líder Botafogo neste sábado.
Próximo jogo
Sábado, 28/9 _ 21h
Botafogo x Grêmio
Estádio Mané Garrincha — Brasileirão (28ª rodada)
Standings provided by Sofascore