O Grêmio segue na disputa para não ser rebaixado no Brasileirão. Após o empate contra o Juventude, na Arena, na quarta-feira (20), o Tricolor chegou a 40 pontos na tabela e está na 13ª posição. Contudo, são apenas três de distância para o primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.
O primeiro fora do Z-4 é o Fluminense, com 37 pontos e um jogo a menos do que os principais concorrentes. Na projeção atual, são necessários 43 pontos para escapar do rebaixamento.
O cálculo é feito com base no fato de que, hoje, com 38 pontos, ninguém figura no Z-4. Caso esse aproveitamento de 37,2% se mantenha até a última rodada, 43 pontos bastarão para se manter na elite.
Sendo assim, o Grêmio precisa de mais uma vitória em quatro partidas para assegurar a permanência na elite do futebol brasileiro. O Tricolor ainda enfrenta o Cruzeiro (fora), São Paulo (casa), Vitória (fora) e Corinthians (casa).
Na 34ª rodada do Brasileirão de 2023, a projeção era a mesma de 43 pontos para não cair. Porém, no final, o Santos foi rebaixado com essa pontuação — o primeiro salvo foi o Bahia, que somou 44 pontos.
Naquela situação, a equipe paulista tinha a missão de somar apenas um ponto nas quatro rodadas seguintes para alcançar a marca. Contudo a projeção mudou nas rodadas sequentes e a pontuação não bastou.
Por isso é importante que o Grêmio não conte só com os três pontos, pois a cada rodada a situação pode mudar. Ainda mais por ter pelo menos nove equipes na briga para não cair.
Standings provided by Sofascore