O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), divulgou os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2024 em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (11), no Rio de Janeiro.
O júri escolheu Rebeca Andrade e Caio Bonfim para receber o Troféu Rei Pelé, representando os melhores do ano no esporte feminino e masculino, respectivamente. O marchador medalhista de prata em Paris 2024, recebeu o prêmio pela segunda vez. Ele também foi eleito o melhor atleta da temporada no atletismo e o Atleta da Torcida, em votação popular. Pela quarta vez consecutiva, Rebeca Andrade foi escolhida a melhor atleta feminina do país.
Sarah Menezes foi eleita melhor treinadora de esportes individuais entre as mulheres. A ex-judoca (ouro em Londres 2012), treinou as atletas Beatriz Souza e Larissa Pimenta. Entre os homens, Francisco Porath Neto, mais conhecido como Xico, conquistou a categoria, treinando atletas da ginástica artística.
Arthur Elias recebeu prêmio nos esportes coletivos, como técnico da seleção feminina de futebol (prata em Paris 2024), que também venceu como melhor equipe coletiva. A seleção brasileira de judô foi eleita como melhor equipe mista.
Em votação pelo site do COB, Gustavo “Bala Loka”, atleta do Ciclismo BMX Park Freestyle, foi escolhido como Atleta Revelação 2024. E como não lembrar da canoísta Ana Sátila: ela foi vencedora do Prêmio Inspire Riachuelo.
Os melhores atletas dos Jogos da Juventude 2024 também foram reconhecidos. O prêmio de destaque ficou com Giovanna Imhof, campeã no judô e no wrestling, e Lúcio Flávio Filho, dono de sete ouros.