
Barcelona e Real Madrid é sinônimo de um confronto maluco e cheio de gols. Nesta temporada, no entanto, os duelos foram marcados pela superioridade catalã. A equipe de Hansi Flick aplicou 4 a 3 no time de Carlo Ancelotti, neste domingo (11), e encerrou a temporada de 2024/25 com quatro triunfos (ou 100% de aproveitamento) contra o principal rival.
Nem mesmo o hat-trick de Mbappé conseguiu evitar a derrota no Estádio Olímpico Lluís Companys. Raphinha, com dois gols, e Yamal comandaram a vitória, enquanto Eric García completou o marcador.
Com o resultado, o Barça ficou muito perto do título da La Liga e tem chances matemáticas de ser campeão já na próxima rodada. A equipe é líder isolada da competição, com 82 pontos, e tem sete a mais do que o Real, a três confrontos do fim.
Em campo, no entanto, o Real quis mostrar que poderia mudar o cenário da competição. Logo aos cinco minutos, Mbappé abriu o placar em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo. Pouco depois, Vini Júnior fez lançamento para o francês ampliar.
Mas o Barcelona não costuma se entregar fácil. Aos 19, Eric García descontou de cabeça. Na sequência, Yamal marcou um gol que tem se tornado típico dele: chute de canhota em curva da entrada da área. Raphinha ainda finalizou rasteiro, na saída de Courtois, e virou o placar.
O Real sentiu o baque e sofreu o quarto gol antes do intervalo. Lucas Vázquez se atrapalhou na saída de bola e Raphinha surgiu como ladrão. O brasileiro tabelou com Ferrán Torres e ficou livre para completar para as redes. Mbappé ainda teve um gol anulado por impedimento.
A segunda etapa foi muito mais lenta do que o primeiro tempo. Mbappé era o jogador mais perigoso do Real e conseguiu descontar aos 24, quando recebeu nova assistência de Vini e chutou cruzado para as redes. Quatro minutos depois, Yamal fez lançamento mágico de três dedos e Raphinha cabeceou por cima da meta.
O VAR atuou em dois lances cruciais no final da partida. Primeiro, recomendou a anulação de pênalti por bola na mão de Tchouaméni – a alegação é de que o braço não estaria em posição anormal. Nos descontos, Fermín López teria feito o quinto, mas o árbitro de vídeo assinalou toque o espanhol na origem do lance.
Assim que o juiz assinalou o final da partida, os jogadores do Barcelona comemoraram como um título, que deve ser confirmado logo logo.