HÁBITOS SAZONAIS - 27/06/2025 08:44 (atualizado em 27/06/2025 08:48)

Com a chegada do inverno, cresce o interesse por pratos quentes e afetivos

Nutricionista explica que é possível apostar na união de sabor e afeto, sem abrir mão de uma dieta equilibrada
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Nutricionista Schayane Golzer (Foto: Divulgação)
Na estação mais fria do ano, muitas pessoas passam a sentir um desejo quase instintivo por pratos quentes e com grande valor sentimental. Afinal, mais do que matar a fome, essas comidas trazem conforto e sensação de aconchego. De acordo com a nutricionista Schayane Golzer, muitas pessoas também sentem um desejo maior por doces nesse período, já que, ao serem consumidos, estimulam a liberação de neurotransmissores como serotonina e dopamina, substâncias que promovem sensações de prazer e bem-estar.
A alimentação pode ser uma importante fonte de conforto emocional, um momento de prazer e afeto à mesa. Entretanto, ela alerta que é importante não usar as refeições como uma forma de suprir carências emocionais ou lidar com emoções negativas, como tristeza, ansiedade ou estresse. “A alimentação emocional pode levar a hábitos alimentares pouco saudáveis e a problemas de saúde. Por isso, é importante estar atento aos sinais de compulsão alimentar, um transtorno que pode se intensificar durante o inverno. Reconhecer e acolher as emoções, além de buscar apoio profissional ou estratégias saudáveis para lidar com sentimentos negativos, é fundamental”, acredita. 
Entre os principais cuidados, estão: saber distinguir entre a fome fisiológica e a vontade de comer; priorizar alimentos nutritivos e equilibrados; e buscar por conforto em atividades prazerosas, como atividade física, leitura, meditação, etc. 

QUAIS OPÇÕES SÃO INDICADAS? 
A dica é montar pratos variados, com valor nutricional adequado e que proporcionem saciedade. Nesse contexto, a nutricionista destaca que caldos e sopas são boas alternativas, desde que não sejam cremosos ou carregados de ingredientes como queijos, massas, agnoline ou pães. Embora a sopa em si possa ser leve, ela aponta que a adição desses itens pode torná-la muito mais calórica do que o necessário apenas para saciar e aquecer.
O importante é manter uma alimentação equilibrada, consumindo de tudo com moderação. “No inverno, vale apostar em vegetais no vapor, caldos quentes com legumes e grãos, chocolate quente feito com leite desnatado e cacau, e, ao optar por fondue, preferir versões com queijos brancos e leite desnatado. Com criatividade, é possível adaptar os alimentos típicos da estação para versões mais leves e nutritivas, sempre com moderação”, diz.
Schayane lista mais alimentos recomendados: frutas e vegetais da estação; queijos com baixo teor de gordura; pães artesanais; bebidas quentes; alimentos ricos em triptofano, que aumentam a produção de serotonina, promovendo sensação de bem-estar e alegria, como bananas, nozes, cacau e chocolate amargo; vegetais verde-escuros (brócolis, rúcula, couve, espinafre, agrião); sementes de girassol; alimentos de origem animal; tubérculos e leguminosas, entre outros.

SENTIMOS MAIS FOME QUANDO É FRIO?
E a resposta é: sim! Durante o período do inverno, o apetite pode aumentar, principalmente em razão do aumento de calorias que gastamos para equilibrar a temperatura corporal. Assim, é comum o desejo por alimentos ricos em carboidratos, que fornecem o impulso instantâneo de “calor” que o corpo precisa. 
Schayane explica que o aumento da vontade de comer também pode estar relacionado a situações sociais, já que, durante o frio, a tendência é participar de eventos mais intimistas, como encontros com familiares, jantares com amigos e reuniões em restaurantes. “É muito comum, também, nos movimentarmos menos durante o inverno. Passamos mais tempo em casa e sentimos menos disposição para praticar atividades físicas. Nessas circunstâncias, é frequente surgirem episódios de fome emocional, ou seja, a vontade de comer que não está relacionada à necessidade fisiológica”, garante.
Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...