
Brincadeiras, aprendizados, sorrisos e descobertas. Assim tem sido a vivência do estudante Christopher dos Santos, 10 anos, e de seus colegas das turmas de 4º ano do Centro Educacional Monteiro Lobato no projeto EducaTur em Maravilha. A iniciativa, que une educação e turismo, tem encantado as crianças e despertado novos olhares para o município onde vivem. O projeto piloto é realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com as Secretarias de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo é plantar nas crianças a sementinha do pertencimento, da valorização dos espaços locais, da consciência ambiental e cidadã, além da percepção do turismo como espaço de muitas oportunidades.


Desde o início do semestre, o EducaTur percorre diversos caminhos com os estudantes. Começou com a visita ao próprio bairro da escola, o Bela Vista, estimulando o olhar para o turismo onde moram. A partir disso, os alunos sugeriram melhorias, como a revitalização da praça, tema dos desenhos da chamada “praça dos sonhos”. “Quando participamos da criação, o senso de pertencimento nos envolve no cuidado dos locais, nos tornando ‘guardiões’ dos espaços públicos”, emociona-se Tânia Ceccon Zanella, diretora de turismo que coordena o projeto.

Outras atividades incluíram visitas ao Museu Histórico Municipal Padre Fernando Nagel, à Casa do Agricultor, à agência de viagens, ao Departamento de Cultura, praças, carrossel e à própria Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Os alunos também participaram do plantio de árvores e de ações de cuidado com o meio ambiente, como recolher o lixo descartado de forma inadequada. Em outubro, está prevista uma visita ao município vizinho de Pinhalzinho, onde as crianças conhecerão outras ideias e experiências ligadas ao turismo.
Ao final deste semestre, na última etapa, será realizada uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos com suas percepções e registros sobre o projeto.
Para a coordenadora do CE Monteiro Lobato, Marinise Breda, o EducaTur impacta diretamente na formação cidadã dos alunos. "Eles não vão esquecer esses momentos. São vivências de cidadania que instigam a olhar o cotidiano com outra perspectiva", avalia.


A secretária Layana Miotto destaca o papel transformador da iniciativa: “O sorriso das crianças tem sido o que mais marcou no projeto. É uma sementinha para resgatar o sentimento de cuidado com a cidade e despertar o olhar para o turismo.” O EducaTur conta com o apoio de entidades e da iniciativa privada, fortalecendo o vínculo entre diversas esferas da comunidade em prol de um projeto social desenvolvido no município.
Neste sábado (27), o Município de Maravilha divulgou um vído sobre a Rota Turística: Maravilhas da Terra, destacando pontos turísticos que proporcionam vivências e conexões únicas na Cidades das Crianças.