entrelinhas do esporte - 30/10/2025 13:16 (atualizado em 30/10/2025 14:23)

Natan Matheus Zanchet: referência no tênis de mesa chega à 5ª convocação consecutiva na Seleção Catarinense

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo pessoal

Muita atenção e concentração, com um olhar atento para uma resposta ágil. A tomada de decisão do adversário impacta diretamente na estratégia e na forma como devolver a bola no jogo de tênis de mesa, com foco em cada ponto, para vencer mais sets da partida. A forma com que o jogador escolhe golpear a bola com a raquete, o tipo de borracha escolhido para a superfície da raquete, cada um desses detalhes não pode passar despercebido durante uma partida, pois são condições que alteram completamente a trajetória e a velocidade da bola, exigindo uma reação rápida e inteligente do jogador. É sobre dominar técnicas, manter o foco e administrar o jogo com muito preparo mental. Assim o maravilhense Natan Matheus Zanchet, 31 anos, mesatenista na Classe 3 para cadeirantes, se prepara e compete, conquistando títulos de grande expressão no esporte.

Foto: Arquivo pessoal

Recentemente, trouxe para Maravilha o ouro dos Parajasc 2025 em uma final marcada por ensinamentos. Após ganhar os dois primeiros sets, o adversário Conrado Contessi venceu o terceiro. Este momento serviu como um gatilho, pois Natan se recordou de uma situação parecida contra o mesmo adversário vivida ainda neste ano, quando havia vencido as duas primeiras parciais, mas perdeu o terceiro set e acabou sendo superado na sequência com uma virada de 3x2. Contudo, no Parajasc estava determinado a dar um final diferente para a disputa. Retornou ao quarto set ainda mais concentrado, buscando explorar os erros do adversário, estratégia que o levou a vitória e ao título de campeão deste ano.

Esta dedicação ao tênis de mesa já rendeu a Natan, desde 2021, convocações para integrar a Seleção Catarinense e disputar o Campeonato Brasileiro, onde já acumula pódios e títulos de campeão. O primeiro ouro como campeão brasileiro veio em sua estreia, na competição disputada em Joinville no ano de 2021, na categoria de Seleções. Este momento foi como uma virada de chave, que levou Natan a se direcionar com ainda mais empenho ao tênis de mesa, visando figurar ano a ano entre os melhores do ranking estadual para disputar a competição nacional.

Outro momento marcante em sua trajetória esportiva foi a oportunidade de jogar contra Maycon Oliveira, que atualmente é atleta da seleção brasileira e campeão no Parapan. “Na primeira partida que joguei contra ele sai perdendo os dois primeiros sets. Quando o professor Tiego Drumm me cobrou, falei: ‘Gela e confia’. Venci o jogo de virada e o professor me deu uma caneca com essa frase, que já virou um bordão”, recorda Natan. Apesar de disputar cada partida sempre focado em dar o seu melhor, independente dos adversários, carrega uma admiração muito grande por seus colegas atletas, com os quais muitas vezes também forma dupla para competir.

O esporte sempre fez parte da vida de Natan. Desde criança gostava de praticar a maioria das modalidades, com muita entrega e garra. Este gosto o levou a cursar a graduação de educação física. Em decorrência de um acidente de trânsito em 2017, passou a se locomover com cadeira de rodas. Em meio a situação delicada, envolvendo saúde e questões emocionais, o esporte seguiu se apresentando como uma porta aberta para muitas possibilidades. Assim iniciou nos treinos de paratletismo oferecidos pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, onde chegou a representar o município em competições. Durante uma conversa com o professor Douglas Lago, aceitou conhecer o tênis de mesa, onde as aulas também são oferecidas pelo Município de Maravilha. 

Foto: Arquivo pessoalInclusive, descobriu que seu novo treinador seria Tiego Drumm, o qual havia sido seu professor de educação física no ensino fundamental, quando estudou no Centro Educacional Vereador Raymundo Veit. O máximo de contato que Natan havia tido com este esporte foi nas brincadeiras de ping pong durante o recreio na escola. E assim, de forma até despretensiosa, em 2019 topou conhecer o tênis de mesa. Logo no primeiro treino se sentiu bem recepcionado e contou com o incentivo de Tiego, o qual não demorou muito para ver o potencial do novo aluno. Essa parceria, de respeito e admiração mútua, também serviu de exemplo para Natan em outra área: lecionar.

Retomou a graduação em educação física e concluiu o curso no final do ano passado. Atualmente, é professor na rede municipal de ensino de Maravilha, onde concilia treinos e competições com este novo compromisso. Em meio a nova rotina, os resultados nos campeonatos em 2025 superaram suas expectativas de forma positiva. Além disso, sua bagagem e aprendizados enquanto atleta servem de inspiração para as atividades com seus alunos.

Natan também é um atleta que está sempre atento à oferta de acessibilidade na logística das competições, de forma a contribuir com esta discussão e com sugestões de melhorias.

Outro direcionamento importante para impulsionar paratletas em Maravilha é a implantação do Centro de Referência Paralímpico no município, enquanto polo regional de atividades realizadas através de parceria com a Administração Municipal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Dentre as modalidades ofertadas, de forma gratuita, está o tênis de mesa. “Vejo como uma possibilidade de promover a visibilidade do esporte e ampliar oportunidades para pessoas com deficiência”, avalia Natan.

Depois de acumular resultados positivos neste ano, ficou em 1º no ranking estadual da sua categoria e, recentemente, a Federação Catarinense de Tênis de Mesa confirmou sua 5ª convocação consecutiva na Seleção Catarinense. Natan irá representar o estado no Campeonato Brasileiro, que ocorre em Blumenau no mês de dezembro. Olhando para frente, projeta a intenção de participar de competições internacionais. Natan segue consolidando sua trajetória como atleta e fortalecendo o paradesporto em Maravilha.

Foto: Arquivo pessoal
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...