
O badminton pode parecer um esporte leve: uma quadra, uma rede, as raquetes e uma peteca de cerca de 5 gramas. Mas quem o pratica sabe que exige concentração, reação rápida, técnica apurada e estratégia. Cada ponto é uma batalha de agilidade, precisão e resistência, e é exatamente nesse cenário que o maravilhense Leonardo Raí da Silva França, conhecido como Leo, deixou sua marca.
Em 2019, o badminton estreou nas Paralimpíadas Escolares, e Leo, então com apenas 14 anos, integrou a Seleção Catarinense, representando Maravilha e Santa Catarina. Competindo na classe SH6, para atletas com nanismo, ele chegou a São Paulo com pouco tempo de treino no esporte. Ainda assim, rapidamente encontrou confiança ao vencer a primeira partida. Ao chegar na grande final, a vibração da delegação catarinense a cada ponto foi inesquecível. Neste cenário de novidades e competição de alto nível, sagrou-se o primeiro campeão brasileiro de sua classe na competição. Apesar de iniciante no badminton, Leo contou com a experiência no tênis de mesa para enfrentar o desafio com determinação e técnica.

Nem tudo foi fácil. Houve um período de cerca de dois anos afastado do esporte, um intervalo desafiador, mas que não apagou sua paixão. Em 2025, após uma conversa com o professor Douglas Lago, Leo retomou os treinos e viveu um ano de recomeços: no Meeting Paralímpico, em abril, conquistou ouro no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso; no PARAJASC, foi campeão no lançamento de disco e levou duas pratas com o lançamento de dardo e arremesso de peso. No ano passado, figurou importantes colocações no ranking nacional: 3º no lançamento de dardo e 4º no arremesso de peso. Durante o Campeonato Brasileiro de Paratletismo, disputado em dezembro, a medalha escapou por centímetros, mas Leo se manteve entre os quatro melhores resultados no arremesso de peso da competição.

Hoje, aos 20 anos, nos recebeu em um intervalo de treino no Tomatão. Durante a conversa, olha constantemente para o espaço onde sua trajetória teve início, mas também foi recomeço. Valoriza cada centímetro de esforço e cada aprendizado. Polivalente, Leo continua explorando o atletismo, aprimorando técnicas no dardo, disco e peso, e mostrando sua agilidade no badminton. Novos desafios, como o halterofilismo, também despertam seu interesse.
