REPORTAGEM ESPECIAL - 26/06/2026 10:41

Sete décadas em prol da Saúde: Hospital São José de Maravilha celebra aniversário e destaca avanços e conquistas

Instituição reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo Líder

A reportagem especial sobre os 70 anos do Hospital São José de Maravilha, também destaca como a instituição cresceu e se consolida atualmente, bem como as projeções futuras (o conteúdo especial sobre a história pode ser acessado neste link). Com a missão de ser um centro de excelência e referência, o hospital conta atualmente com aproximadamente 4.800 m² de área construída e 87 leitos de internação. Para quem ajudou a construir essa história, é motivo de grande orgulho ver não apenas uma estrutura, mas uma instituição dedicada ao cuidado, acolhimento e dedicação à saúde da região.

Equipe

Atuam na instituição cerca de 215 profissionais, entre colaboradores, corpo clínico, prestadores de serviço e equipes de apoio.

Principais serviços

Entre os principais serviços estão: pronto-socorro 24 horas, internações clínicas e cirúrgicas, obstetrícia, pediatria, UTI Adulto, centro cirúrgico, cirurgias eletivas, urologia, ortopedia de baixa e média complexidade, vascular, oftalmologia, exames de imagem como raio-X digital, tomografia, densitometria óssea e ultrassonografia, além de serviços ambulatoriais e de apoio diagnóstico. 

Conta também com uma equipe multiprofissional (fisioterapeutas, psicólogas, farmacêuticas, nutricionista, enfermeiras) prestando suporte e assistência nos atendimentos realizados. 

A diretora executiva, Neiva Rossa Schaefer, destaca que a instituição consolidou-se como prestadora do Sistema Único de Saúde, sendo hoje uma instituição filantrópica que realiza 88,89% de seus atendimentos pelo SUS, garantindo acesso à saúde para a população local e regional.

Metas

Neiva elenca entre as principais metas, a continuidade da obra de ampliação, fortalecimento da UTI Adulto, implantação de novos serviços especializados, avanço na alta complexidade em ortopedia, ampliação dos exames de imagem, incluindo o projeto da ressonância magnética, qualificação do pronto-socorro, fortalecimento da segurança do paciente e melhoria contínua da assistência prestada pelo SUS e demais convênios.

Neste momento em que o hospital celebra sete décadas, a diretora executiva deixa uma mensagem de gratidão. “O Hospital chegou aos 70 anos porque muitas pessoas acreditaram, trabalharam, contribuíram e defenderam esta instituição. Aos profissionais, sócios, voluntários, lideranças, parceiros e à comunidade, nosso reconhecimento sincero. Que possamos seguir unidos, cuidando de vidas e construindo juntos o futuro do Hospital São José”.

Atualmente, a Sociedade Beneficente Hospitalar Maravilha conta com aproximadamente 880 sócios. Para Elson Pedrinho Appelt, ocupar o cargo de presidente neste momento representa uma enorme honra e também uma grande responsabilidade. “Celebrar 70 anos é reconhecer o trabalho de milhares de pessoas que, ao longo das décadas, dedicaram tempo, recursos e esforço para construir o Hospital São José. É um momento de gratidão ao passado, de valorização do presente e de compromisso com o futuro da nossa instituição”

Ele frisa que objetivo da instituição é acompanhar o crescimento da região, oferecendo cada vez mais resolutividade e qualidade no atendimento, para que a população encontre serviços de saúde de que necessita, sem precisar se deslocar para grandes centros. Para isso, se investe continuamente em estrutura, tecnologia, qualificação das equipes e ampliação dos serviços. Seu pai, Ernani Appelt (em memória), foi um dos fundadores, sendo homenageado com o nome na UTI do hospital. “Ver seu nome ligado a um espaço que salva vidas diariamente é uma homenagem que honra sua memória e representa o reconhecimento de todo o trabalho que ele realizou em favor do Hospital São José”, reconhece.

Foto: Oneide Behling/Líder FM

Neiva também destacou que, ao longo de 70 anos, o Hospital São José conquistou avanços importantes, entre eles:

- Ampliação e modernização da estrutura física;
- Implantação da UTI Adulto;
- Modernização do centro cirúrgico;
- Fortalecimento do pronto-socorro regional;
- Ampliação dos serviços de diagnóstico por imagem;
- Aquisição de novos equipamentos;
- Qualificação das equipes assistenciais;
- Fortalecimento das parcerias com municípios, Estado, lideranças políticas e comunidade;
- Crescimento dos serviços SUS;
- Avanços em segurança do paciente, humanização e qualidade assistencial.

"Essas conquistas representam o esforço coletivo de muitas mãos e o compromisso permanente com a vida", pontua a diretora.

Sessão Solene da Alesc e almoço comunitário ocorrem neste sábado 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza neste sábado (27) uma Sessão Solene Especial em homenagem às sete décadas do Hospital São José de Maravilha. A solenidade terá início às 9h, na Câmara Municipal de Maravilha, por proposição do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), que é cidadão honorário do município.

A homenagem reconhecerá a trajetória histórica do hospital e a contribuição prestada ao longo das décadas para a saúde da população regional. O evento é aberto a toda a comunidade. De acordo com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, o governador Jorginho Mello deve se fazer presente na cerimônia.

O presidente Elson Pedrinho Appelt compartilha o significado deste momento: “Recebemos essa homenagem com muito orgulho e humildade. Mais do que homenagear uma instituição, essa distinção homenageia todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória de 70 anos de cuidado, compromisso e dedicação à vida”.

Logo após a solenidade, o Hospital promove um almoço beneficente no Salão Paroquial, com cardápio diversificado de churrasco. As fichas ainda podem ser adquiridas em diversos pontos da cidade, incluindo o próprio hospital.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...