NATUREZA - 16/09/2021 06:27

Ação de conscientização ambiental envolve crianças no plantio de mudas de árvores em Barra Bonita

Plantio será realizado por alunos de escolas municipais e estaduais em uma Área de Preservação Permanente a qual deve receber futuramente uma pista de caminhada
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Divulgação

A administração de Barra Bonita irá realizar um plantio de 400 mudas de árvores em uma Área de Preservação Permanente (APP) neste mês de setembro. De acordo com o Prefeito, Agnaldo Deresz, o objetivo é de incentivar a consciência ambiental e aumentar a disponibilidade de áreas verdes no município. A ação está programada para a semana do dia 21, data em que se comemora o Dia da Árvore. Crianças das escolas municipais e estaduais serão envolvidas na atividade.

A engenheira civil, Isabela Galvan, explica que a ideia da administração municipal é futuramente desenvolver no local uma pista de caminhada cercada por área verde. “Considerando a ausência no município de parques e áreas verdes públicas surgiu a ideia de criar uma pista de caminhada e área verde para lazer. Temos um terreno que seria ideal, no qual está a pista de motocross, onde passa o Arroio Barra Bonita. O Código Florestal exige 30 metros de afastamento do curso hídrico, como faixa de APP. Nesse momento, o Arroio Barra Bonita não tem toda a faixa de 30 metros com o plantio de árvores nativas, deve ter em torno de 10 a 15 metros de vegetação nativa. Pensamos então em fazer a recomposição dessa vegetação nativa para, posteriormente, fazer o traçado da pista de caminhada nesse entorno”, explica.

As APPs têm como função principal a proteção dos recursos hídricos. Entre diversos benefícios, a vegetação ciliar é fundamental para a preservação da qualidade da água. Para a realização do projeto que deve se chamar “Barra Bonita Mais Verde”, a municipalidade contou com a parceria do Sicoob, o qual fez a doação das mudas e da Epagri, que prestou suporte técnico para a seleção das espécies nativas e fertilizantes. Ainda, foi fundamental o apoio da Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, que colaboraram na conformação do espaço para o plantio.

“Concomitante com a criação de área verde, pensamos na consciência ecológica da população, das crianças. Pensamos em realizar esse plantio das árvores com apoio dos estudantes e, por isso, realizando uma ação de educação ambiental no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. Nesse dia, as crianças das escolas municipais e estaduais serão destinadas a esse espaço para fazer o plantio da sua árvore e desfrutar de um dia em contato com natureza, marcando história para o município, finaliza. Os demais habitantes também estão convidados para comparecer no local e realizar o plantio da sua árvore", finaliza a engenheira.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Raio de Luz FM / Inácio Rohden com informações da Assessoria
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...