MEIO AMBIENTE - 29/09/2021 06:13

Alunos plantam 400 mudas de árvores na primeira edição do projeto “Barra Bonita Mais Verde”

O plantio foi realizado em uma Área de Preservação Permanente (APP), na Linha Pomba Branca, próximo ao Arroio Barra Bonita, onde futuramente será construída uma pista de caminhada
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Ascom Polo

A manhã e tarde de segunda-feira (27) foram diferentes para os alunos das escolas municipais e estaduais de Barra Bonita. Isso porque os estudantes deixaram as classes e os cadernos, para colocar as mãos na terra, auxiliando no plantio de 400 mudas de árvores por meio do projeto “Barra Bonita Mais Verde”.

Fotos: Ascom Polo

O projeto, em sua primeira edição, contou com a parceria do Sicoob, o qual fez a doação das mudas e da Epagri, que prestou suporte técnico para a seleção de cada uma. O objetivo foi de incentivar a consciência ambiental e aumentar a disponibilidade de áreas verdes no município. O plantio foi realizado em uma Área de Preservação Permanente (APP), na Linha Pomba Branca, próximo ao Arroio Barra Bonita. A ação estava programada para o dia 21, data em que se comemorou o Dia da Árvore, porém, foi transferida devido ao mau tempo.

Além da conscientização ambiental, a ideia da administração municipal é futuramente desenvolver no local uma pista de caminhada cercada por área verde. O Código Florestal, no entanto, exige pelo menos 30 metros de área preservada a partir do leito do curso hídrico o que atualmente, a área em questão não disponibiliza. Foi então que a ideia do plantio de mudas neste local surgiu.

Fotos: Ascom Polo

Foram selecionadas entre outras espécies, mudas de Ipês Amarelo, Rosa e Roxo, Jacarandá, Pau Brasil, Guabiroba, Cedro Rosa, Canela, Angico, Quaresmeira, Pata De Cavalo e Canafístula. A engenheira civil do município, Isabela Galvan, explica que o plantio respeitou a forma como a vegetação cresce na natureza. “Respeitamos a forma como geralmente essas árvores crescem no ambiente. As espécies foram organizadas de forma aleatória, porém, na última camada vamos colocar a Canafístula e os ipês, que são árvores de flores amarelas e que na época da floração vão causar um impacto paisagístico no local”, revela.

Para a secretária de Educação, Neura Deres, a ação foi importante, pois trabalha a conscientização ambiental com as crianças, reforçando como é importante que elas cuidem do meio ambiente e preservem a natureza. “Hoje, cada um plantando a sua árvore irá agregar para a nossa comunidade e transformar esse ambiente que temos aqui na beira desse rio. Sem falar na conscientização ambiental das crianças. Cuidar da natureza é a melhor maneira de termos um ambiente saudável para viver”, menciona.

O prefeito Agnaldo Deresz reforçou que levar propostas de conscientização ambiental para as crianças, no sentido de proteger as nascentes é fundamental e destacou que o próximo passo para o projeto de construção da pista de caminhada é a contratação de profissionais que irão elaborar o projeto.  “Como não temos uma praça no município, a ideia é fazer isso junto de uma pista de caminhada. Agora vamos para a parte da licitação, contratação de arquitetas e engenheiros para desenvolver esse projeto. Depois vamos em busca de recursos para colocar essa ideia em prática”, finaliza.
Fotos: Ascom Polo
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Raio de Luz FM / Inácio Rohden com informações da Assessoria
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...