MEIO AMBIENTE - 22/11/2021 06:07

Viveiro Municipal de Guaraciaba possui cinco mil mudas em estoque em diversas fases de crescimento

População do Município pode retirar as mudas diretamente no Viveiro
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Cinthia Borsatto/Assessoria de Gabinete e Imprensa 

O Viveiro Municipal de Guaraciaba está em pleno funcionamento. A observação é do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba, Sérgio Thalheimer. Ele explica que são cerca de cinco mil mudas disponíveis na produção. Elas estão em diversas fases de crescimento. 

O Viveiro Municipal fica localizado no Bairro Santa Terezinha, próximo a Escola Municipal Pedro Theobaldo Ritter, e tem horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os munícipes que desejam retirar as mudas, podem se dirigir diretamente ao Viveiro.

Thalheimer salienta que o principal objetivo do Viveiro é fazer com que o município melhore cada dia mais na questão ambiental, uma vez que mudas de árvores são distribuídas para serem plantadas na preservação de nascentes, em escolas e também em trabalhos de consciência ambiental.

Conforme o responsável pelo Viveiro, Adriano Canzi, as espécies mais procuradas e que são também mais produzidas são: olho de pompa, guabiroba, araucária, cedro, sarandi, rabo de bugio (três espécies) angico branco (duas espécies), timbaúva, pessegueiro bravo, angico vermelho, louro preto, canjerana, canafístula, jabuticaba, batinga, piquiá, guapuriti, canelas diversas, tranca goela, guamerim, uvaia, cereja, figueira e paineira rosa.

Além das mudas de árvores nativas, o Viveiro Municipal produz mudas de flores, que são utilizadas nos canteiros e espaços públicos do Município de Guaraciaba. Adriano destaca que entre a produção de mudas de árvores nativas e flores, o Viveiro Municipal chegou a produzir desde 2017 – ano de sua implantação – mais de 80 mil mudas.

Outra informação importante, conforme Canzi, é que as sementes para a produção das mudas são retiradas no próprio município. Ele menciona que, “A parte de produção das mudas exige bastante trabalho e ele também é minucioso, uma vez que as sementes para a produção das mudas de árvores nativas são retiradas em sua maioria no próprio município, em colheitas de sementes realizadas periodicamente” destaca.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...