SAÚDE - 28/12/2021 09:51

Equipe da Secretaria apresenta Plano Municipal de Saúde 2022/2025, em Guaraciaba

Apresentação ocorreu em reunião com os membros do Conselho Municipal de Saúde
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Cinthia Borsatto/Assessoria de Gabinete e Imprensa 

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba promoveu, na tarde desta segunda-feira (27), no auditório da Câmara de Vereadores, uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Saúde. Entre os assuntos debatidos estiveram as filas de procedimentos, cirurgias e apreciação, por parte dos conselheiros, as ações para diminuir essas filas. Também ocorreu a discussão e apreciação do Plano Municipal de Saúde 2022/2025 e do Planejamento Anual de Saúde para 2022.

Conforme o secretário de Saúde de Guaraciaba, Clodoaldo Fontana, o Plano Municipal de Saúde consiste em uma ferramenta de planejamento, o qual permite ampla discussão com a equipe e usuários, formulando assim diretrizes, objetivos, metas e indicadores para a saúde nos próximos quatro anos. Ele destaca que: “O compromisso do Município é executar as ações em Saúde planejadas, buscando principalmente respeitar os princípios do SUS e também um atendimento humanizado”.

Clodoaldo, Gestor da Secretaria de Saúde, explica que quanto as filas de atendimentos de média e alta complexidade, são cerca de duas mil pessoas que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos. Segundo ele, fila que ocorreu principalmente devido a paralisação de muitas ações, durante meses, devido a Pandemia do Coronavírus. Os conselheiros foram unânimes ao aprovar que fossem realizadas ações no sentido de diminuir as filas.

Especificamente sobre o Plano Municipal de Saúde 2022-2025, apresentou-se uma contextualização do Município e da Secretaria de saúde, das equipes, natalidade, mortalidade e outros dados relativos as ações realizadas. Após, passou-se a explanar as metas e ações que serão realizadas nos próximos quatro anos, tendo grande participação dos conselheiros na definição dessas metas, alterando, incluindo e excluindo ações inicialmente pensadas pelos gestores.

Já o Plano para o ano de 2022 foi apresentado com as ações previstas diretamente para aquele ano e com metas definidas em diversos eixos como atenção primária, de média e alta complexidade, investimentos, assistência farmacêutica, vigilância em saúde e ações para grupos específicos como crianças, mulheres, adolescentes, hipertensos e idosos.

O Plano Municipal de Saúde foi apresentado, Rafaela Bedin, que é mestranda em atenção primária em saúde e trabalha na empresa contratada para organização e sistematização da Conferência Municipal de Saúde que ocorreu em outubro do presente ano. 
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...