SECA - 29/12/2021 16:06

Município de Guaraciaba decreta Situação de Emergência devido à estiagem

Segundo dados da Epagri, o montante de perdas já consolidadas no Setor Agropecuário somam cerca de R$45 milhões SRE
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Fotos: Cinthia Borsatto/ Assessoria de Gabinete e Imprensa 

Os membros da Defesa Civil do Município de Guaraciaba estiveram reunidos, na última segunda-feira (27), para tratar sobre os reflexos da estiagem no Município. A reunião foi conduzida pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Lauri Silvestre Kunz, e também contou com a presença do prefeito em exercício, Domingos Marcon.

Durante a reunião foram apresentados diversos relatórios, entre eles da Epagri. Esse relatório apresentou o somatório de perdas já consolidadas no Setor Agropecuário do Município, com o montante de cerca de R$45 milhões. Os dados apresentados pela Agência da Casan do Município são de que iniciou na segunda quinzena de dezembro o rodízio no abastecimento de água, sendo de 24 por 24 horas.

Já na Secretaria de Agricultura do Município, mesmo com os investimentos feitos durante esse ano na construção das fontes caxambú, o secretário Sérgio Thalheimer destacou que são cerca de 15 propriedades rurais sendo abastecidas neste período, pelo menos duas vezes na semana, com água para o consumo dos animais.

A partir de todos esses dados apresentados pelas equipes, os membros da Defesa Civil do Município estiveram de acordo em Decretar a Situação de Emergência no Município. O Decreto foi publicado nesta terça-feira (28), e terá vigência pelos próximos 180 dias.

Outro fator é de que a população deve auxiliar em ações no dia a dia, para que a situação ainda não se agrave. Tomar banhos mais curtos, cuidado com os vazamentos, aposte em sistemas de reutilização – por exemplo, captar águas das próximas chuvas, cuide da água da piscina para que possa ser utilizada, não lavar calçadas e não lavar os veículos neste momento – mesmo que a residência tenha poço próprio. Lavar a roupa com menos frequência, ou seja prefira lavar quando acumular mais peças, são alguns cuidados básicos e que auxiliam. 
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Rádio Raio de Luz FM / Inácio Rohden com informações da Assessoria
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...