REGIÃO - 12/01/2022 10:24

Comitiva de Guaraciaba entrega pauta de reivindicações para ministra da Agricultura

Tereza Cristina estará em Chapecó na tarde desta quarta-feira
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação/MB Comunicação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, estarão em Chapecó para encontro com prefeitos e lideranças do agronegócio catarinense. A intenção é apresentar as medidas de apoio aos produtores rurais atingidos pela estiagem. O evento está agendado para esta quarta-feira (12), às 16h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

Uma comitiva do Município de Guaraciaba participará do evento em Chapecó. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Luiz Trevisol, além da questão da estiagem, Guaraciaba vai apresentar para a ministra uma pauta de reivindicações para o setor leiteiro. A pauta foi elaborada na tarde desta terça-feira (11), numa reunião realizada na Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito em exercício Domingos Marcon, legisladores e lideranças em geral. Marcon integra a comitiva de Guaraciaba que irá para Chapecó, para reforça os pedidos relacionados à estiagem no Oeste e as dificuldades enfrentadas pelo setor leiteiro. Guaraciaba é um dos municípios da região que está em Situação de Emergência devido à falta de chuvas regulares.

Estiagem em Santa Catarina

A estiagem é causada pelo baixo volume de chuvas nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. A média atual de precipitações nesses locais é de, respectivamente, 20, 31 e 46 milímetros. Sendo que o esperado seria uma média em torno de 150 mm.

A principal preocupação do setor produtivo é a quebra na safra de milho – tanto milho grão quanto silagem – que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite. De acordo com as informações da Epagri/Cepa, a colheita estadual deve ter uma redução de 12,2%, sendo que nas regiões Oeste e Extremo Oeste algumas lavouras tiveram perdas de até 50%. Até o momento, as perdas são avaliadas em R$ 1,2 bilhão no meio rural catarinense.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...