AVANÇOS - 10/05/2022 08:45

Setor da Saúde registra alta demanda de atendimentos em Santa Helena

Município abriu credenciamento para cirurgias e hospitais podem se credenciar.
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Equipe de Saúde de Santa Helena. Foto:Divulgação

Após o período mais grave da pandemia da Covid-19, a Unidade Básica de Saúde de Santa Helena registra uma grande procura por atendimentos, seja ela de consultas, exames ou mesmo cirurgias de baixa complexidade que estavam paradas por conta da pandemia. Além dos atendimentos normais do dia-a-dia, essa demanda deixa a equipe de profissionais ainda mais atarefada. Outra situação preocupante são os casos da Dengue, que tem aumentado e o seu tratamento é monitorado com exames diários na Unidade Básica de Saúde.

O secretário de Saúde, Carlos Roberto Mello, relata que tem pacientes que são transportados para diversas cidades para atendimento especializado. “São viagens para Florianópolis, Lages, Curitiba, além dos mais pertos como São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste e Maravilha”, explica.

A equipe de Saúde ressalta que a Unidade de Saúde visa a prevenção, mas há exames que ficaram parados por 2 anos, não apenas de Santa Helena, mas de toda a região e isso trouxe um acúmulo para o Hospital Regional. O que aumentou também são os pacientes oncológicos. “Nesse caso, o trabalho é ainda mais cuidadoso, sério e criterioso. A gente precisa cuidar de todos os detalhes, não perder prazos e exige muito dos profissionais”, afirma Suzana Frizon, chefe do setor de atendimento.

Todos os exames e atendimentos fora de Santa Helena são agendados e uma das questões que vem causando preocupação é com a falta em consultas marcadas. Há pacientes que simplesmente desistem do atendimento e não comunicam. Como há filas em todas as áreas, esse atendimento poderia ser para outro paciente, mas por falta de comunicação não pode ser feito. “Os pacientes que agendaram a consulta ou exames precisam comparecer. Caso não possa ir, deve comunicar com antecedência para que outra pessoa seja atendida no seu lugar. É preciso ter empatia com o próximo”, pede Suzana. Também é importante que as pessoas que precisam do atendimento fora de Santa Helena para que fiquem atentos ao horário de saída, o mesmo consta na guia entregue ao paciente.

Em relação às cirurgias do SUS, a equipe explica que todas precisam de um trabalho preparatório. Conforme a auxiliar administrativa, Jorgélia Dalmonte, num 1º momento são feitos os exames de rotina e o eletro, depois passa pelo cirurgião e avaliação do anestesista e, por fim, o paciente vai para o SISREG (Sistema Nacional de Regulação). “Nós não podemos atropelar o processo, apenas seguimos as normas”, afirma Jorgélia.

A Secretaria de Saúde disponibilizou um valor de R$ 68.168 de recursos próprios para pagar cirurgias de Vesícula, Hérnia, Colecistectómia e Ortopedia. Jorgélia informa que o Hospital de Itapiranga se credenciou para Consulta em Ortopedia, as demais especialidades estão abertas para os Hospitais que desejam se credenciar e atender as demandas.

Para finalizar, o secretário Mello afirma que em relação ao atendimento de cardiologista, em duas ocasiões foi realizado ‘pregão eletrônico’ e ficou deserto por falta de profissional interessado. Agora, o ‘pregão’ foi lançado novamente e está aberto para participação. “Quero ressaltar também que tem muitas demandas de exames que são feitos diretamente no Laboratório da Unidade de Saúde. Esse é um dos diferenciais nossos por disponibilizarmos um profissional que faz isso dentro da Unidade. Esse profissional e seus auxiliares registram um grande número de atendimentos e como estamos com muitos casos de dengue, esse paciente específico é monitorado com exames diariamente”, finaliza.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...