Parceiro Anjo - 13/06/2022 11:50

Projeto revela novos talentos para o empreendedorismo, em Belmonte

Metodologia do projeto instiga o desafio de criar um produto e comercializá-lo
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ascom/Prefeitura de Belmonte
O Projeto Parceiro Anjo, desenvolvido pela empresa LB Soluções e Inclusão Social em parceria com o Sebrae/SC , a Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (ACISMO), Investidores , empresas e instituições financeiras do Município de São Miguel do Oeste, preparam jovens de 14 a 19 anos para o universo do empreendedorismo e mercado de trabalho. Esses jovens participam de etapas, que totalizam 100 horas de atividades a serem desenvolvidas nos próximos seis meses . 
A proposta é potencializar características de comportamento empreendedor,  desenvolvendo e valorizando as competências comportamentais afim de ampliar suas possibilidades de realizar seus sonhos , ampliar a rede de contatos e de se preparar para enfrentar desafios.
E, nesse desenvolvimento de competências, alguns alunos já vislumbraram oportunidades imediatas. São os casos da Talita Rodrigues de Souza da Silva, de 13 anos, e Arthur Henrique Matana, de 14 anos, que, em pouco tempo de projeto já encontraram um nicho de mercado e desenvolveram produtos e estratégias de venda. Eles querem arrecadar fundos para metas pessoais de curto prazo e também aplicar a atividade.
Foto: Ascom/Prefeitura de Belmonte
No caso da jovem Talita, o desejo de visitar a Serra Gaúcha e Porto Alegre, a levou produzir cupcakes e revender trufas para angariar os valores necessários para a ida ao estado vizinho. Ela uniu a oportunidade de participar do Projeto Parceiro, o gosto pela cozinha e apoio da mãe para desenvolver a receita e iniciar a produção das guloseimas. A meta, além de cobrir os curtos de produção e compra das trufas, é de arrecadar R$ 650,00 para custear as despesas da ida ao Rio Grande do Sul e ainda fazer um caixa para ampliar os negócios. 
Filho de agricultor, Arthur, que mora na comunidade do Alto Guamirim, no interior de São Miguel do Oeste, está há seis meses no projeto e viu na plantação de mandioca dos pais, a oportunidade de incrementar a renda da família e ainda a fazer uma reserva para ampliar e aprimorar sua atividade. Participando do Projeto Parceiro Anjo, o aluno percebeu como as características de comportamento empreendedor podem ser colocas em prática e com apoio da família, o garoto faz a colheita, descasca, embala a raiz para a comercialização junto aos vizinhos e amigos, neste primeiro momento. A intensão é fazer da atividade um negócio maior e mais rentável.
Esses dois casos atestam a meta do projeto, de formar jovens mais preparados e atuantes no mercado de trabalho, incentivar os jovens a ter a coragem de empreender e crescer. 

Palestras e discussões

Além da imersão no mundo empresarial, os adolescentes do projeto participam de palestras e encontros que os levam para universos que vão da comunicação à segurança, mostrando as nuances de vários setores da sociedade e economia. Nesta quarta (8), o encontro foi com o agente Novais, da PRF, que falou sobre a Educação para o trânsito, impactos ambientais e atribuições da Polícia Rodoviária Federal.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...