EVENTO - 08/08/2022 11:46

Promotor da Comarca de Descanso ministra palestra em Santa Helena

Na pauta, direitos e deveres da população em geral, das crianças e adolescentes
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Foto: Ascom/Prefeitura

Através da Rede de Atendimento do município de Santa Helena, o promotor da Comarca de Descanso, Dr. Felipe Bruggemann, ministrou uma palestra aberta à comunidade no dia 04 de agosto, quinta-feira. A palestra foi realizada no Clube IRESH e contou com boa adesão da população.

Em pauta estiveram vários assuntos relacionados aos direitos e deveres da população em geral e das crianças e adolescentes. Entre os assuntos abordados na palestra, esteve a evasão escolar e das responsabilidades da família nesta situação, que pode configurar infração administrativa. “Abandono intelectual do filho é crime, pode incorrer em acolhimento institucional e, em último caso, ocorre a destituição do poder familiar”, afirma. Dr. Felipe ressaltou que o MP (Ministério Público) quer resolver os problemas, mas é necessário o comprometimento das famílias.

O desregramento e a má conduta dos adolescentes podem incorrer em penalidade aos mesmos como prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, medida socioeducativa e pode culminar em internação no CASEP.

Outra situação abordada e muito presente nas famílias são os acessos dos menores de idade à internet. O promotor afirma que a família deve acompanhar e monitorar o que os menores acessam, colocando limites no uso de celular e da navegação nas redes sociais. A internet representa uma série de riscos e ameaças, pois é ali que circulam nudes e há muito bullying virtual (por meio de figurinhas e vídeos), situação que também tem ocorrido nas Escolas.

Em relação a convivência familiar, Bruggemann, enalteceu a importância de os pais estarem próximos dos filhos e impor limites desde cedo para que a família não viva a ‘síndrome do imperador’, onde a criança decide como a família deve se portar. “A superproteção não é o caminho ideal”, alerta.

No final da palestra, Dr. Felipe, voltou a questão do desrespeito aos professores e, categoricamente, afirmou que a Escola não deve aceitar desrespeito. “Todo agente público merece respeito e ambiente para trabalhar. O desacato ao professor não pode ser tolerado. Isso acontecendo será aplicada alguma das medidas socioeducativas. Igualmente, as famílias não devem aceitar este comportamento dentro de suas casas”.

Para finalizar, o promotor ressaltou a importância do Conselho Tutelar, dizendo que o mesmo deve ser proativo e deve ir até às famílias aonde está acontecendo uma situação de perda de direito, evitando assim que problemas maiores sejam registrados.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...