AGOSTO LARANJA - 30/08/2022 10:30

Alunos do Colégio Unoesc têm semana de vivências sobre inclusão

Atividades tiveram auxílio dos equipamentos dos cursos de fisioterapia e educação física
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Elis Regina Frigeri e Fernanda Müller Bianchet / Colégio Unoesc

Empatia, respeito e conscientização. Refletir sobre esses temas foram os objetivos das atividades realizadas na 1ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do Colégio Unoesc de Educação Inovadora, de São Miguel do Oeste. De 22 a 26 de agosto, foram realizadas diversas atividades com palestrantes e vivências com auxílio dos equipamentos dos cursos de fisioterapia e educação física que simularam as deficiências, como: cadeira de rodas, óculos especial para bloquear a visão e bengala guia.

A coordenadora Pedagógica, professora Elis Regina Frigeri, destaca a importância de abordar o tema com os alunos.

—  Trabalhar a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é de extrema importância, uma vez que a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas devem ser estimuladas e debatidas no âmbito escolar — reforça a coordenadora.

O diretor do Colégio Unoesc, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, enfatiza que o colégio é um espaço oportuno para promover discussão, conhecimento, conscientização e desmistificações.

— O Colégio Unoesc de Educação Inovadora objetivou, com as inúmeras atividades realizadas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, construir e divulgar conhecimento coletivo sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como uma forma de contribuir para a transformação da realidade, favorecendo o respeito ao processo de inclusão e mostrando aos estudantes do colégio a importância do direito de pertencimento das pessoas com deficiência em todos os ambientes da sociedade. Sem sombra de dúvidas, trabalhar esse tema com nossos estudantes foi algo grandioso, pois observaram e vivenciaram inúmeras barreiras que a pessoa com deficiência precisa superar para, coletivamente, ter igualdade com as demais pessoas — salienta Chielle.

Os palestrantes da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foram a colaboradora da Secretaria Acadêmica da Unoesc, Maria Aparecida Dávila; o colaborador da Clínica Veterinária da Unoesc, Moisés Becker, ambos cadeirantes, e o locutor Alan Vitor Gallina, que é deficiente visual. A Direção do Colégio Unoesc agradeceu o empenho de todos na realização deste evento, em especial aos palestrantes que se disponibilizaram em contar suas histórias de superação e responderam aos questionamentos dos alunos.

Para saber mais sobre o Colégio Unoesc de Educação Inovadora, basta acessar  o Instagram e o Facebook: @colegiounoesc. Mais informações poderão ser obtidas também pelo telefone: (49) 3631-1034.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...