MEIO AMBIENTE - 12/09/2022 07:37

Ameosc organiza seminário do projeto Plantando Água

Atividade acontecerá nesta terça-feira, no Cetresmo
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio do Colegiado de Agropecuária e Colegiado de Educação, realizará no dia 13 de setembro um seminário que abordará pautas importantes acerca do projeto Plantando Água. A atividade terá início às 8h30, com o credenciamento dos participantes e café agroecológico e segue até às 16h, no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (Cetresmo).

A abertura oficial das atividades acontece a partir das 9h, seguida da palestra "Aquecimento Global e Mudanças climáticas globais e regionais", ministrada por Gilza Maria de Souza Franco. Após o debate, a segunda palestra, ministrada por Jonas Ramon, mestre em Zootecnia da Epagri, abordará o assunto: Sequestro de carbono em práticas agropecuárias, também finalizando com um debate acerca do tema.

Atividades correlatas aos temas do projeto Plantando Água  já estão sendo implementadas em diversos municípios de abrangência da Ameosc, produzindo experiências de sucesso, como o “Projeto amigos do Arroio Bandeirante", que será apresentado pelas colaboradoras da Epagri de São Miguel do Oeste e Bandeirante, Francisca Freiberger e Paula Stringhini.

O presidente da Ameosc e prefeito de Anchieta, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Ferreira, apresentará o “Projeto Água para os   Bisnetos”, desenvolvido no município.

No início da tarde, os profissionais da Epagri Jonas Ramon, Zolmir Frizzo e Gelson Giumbelli ministrarão a terceira palestra do evento: “Boas práticas em adubação verde/rolo faca/ plantio no verde - cobertura do solo e terraço”, seguido de debate e apresentação de boas práticas.

Também, a extensionista rural Leonilda Villani apresentará o projeto de Recuperação do Rio Camboim e a experiência de construção de barraginhas para infiltração de água e decantação de solos nas rodovias.

O evento será finalizado após mesa redonda e café agroecológico.  Os interessados em participar devem procurar a Ameosc, a EPAGRI e o IFSC para mais esclarecimentos.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...