As
turmas da 2ª e 4ª fase do curso de Agronomia, da Unoesc Maravilha, realizaram
visita técnica guiada à Granja Modelo, localizada no município de Palma Sola.
Os estudantes das disciplinas de Construções Rurais, ministrada pela professora
Suélen Mazzardo, e Nutrição e Alimentação Animal, ministrada pela professora
Joziane Battiston, visitaram a propriedade, que conta com um sistema de
confinamento para produção de leite do tipo Compost Barn, com capacidade para 650 vacas e com proposta de
ampliação.
A
professora Suélen Mazzardo explica que os estudantes puderam observar as
instalações rurais necessárias ao sistema, com ênfase nos aspectos construtivos
e de melhoria do conforto e bem-estar dos animais, que, assim, contribuem para
o aumento dos índices de produção. O grupo foi acompanhado pelos profissionais
da empresa responsável pela obra, a Construtora Agrocenter, especializada em
projetos e construções para gado leiteiro, e por um responsável pela Granja
Modelo.
Segundo
a professora Joziane Battiston, os acadêmicos também conheceram alguns
ingredientes a granel, como o caroço de algodão e o resíduo de destilaria de
milho, além de observar todo o processo de mistura dos ingredientes volumosos e
concentrados.
Para
o estudante da 2ª fase, Cleiton Teleken, alguns pontos que chamaram sua atenção
foram: a altura e largura do barracão para benefício do animal, assim como o
espaço de alimentação e o recolhimento dos dejetos. Cleiton ressalta que foi
discutido sobre a possibilidade de industrializar o próprio leite na
propriedade.
Matheus
Lenz Uebel Guarda, acadêmico da 4ª fase, dá destaque às formas de
armazenamento, preparo e fornecimento de alimentos para os animais. Quanto à
utilização dos dejetos animais, separado o líquido do sólido, o líquido é
encaminhado ao biodigestor, para produção de gás, que gera energia elétrica, e
o sólido é utilizado como fertilizante.
— É
uma ótima oportunidade, principalmente para quem não tem acesso a esses espaços,
para conhecer e agregar conhecimento sobre o conteúdo aprendido na teoria em
sala de aula e, depois, visto na prática — comenta Guarda.
Para
a professora Suélen Mazzardo, a visita técnica é uma forma de contato do aluno
com a prática das construções rurais.