GUARACIABA - 20/02/2023 15:02

Sala de Situação da Dengue realiza primeira reunião do ano, em Guaraciaba

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação / ASCOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraciaba, por meio da Sala de Situação de Dengue, realizou na manhã de sexta feira, dia 17, a primeira reunião do ano. O encontro teve objetivo de apresentar o contexto da doença no município e de traçar estratégias em conjunto com as autoridades. Esteve representada na reunião a Secretaria de Educação, Assistência Social, Administração, Vigilância Sanitária, Hospital São Lucas, Corpo de Bombeiros Militar, Atenção Primária e agentes de combate a endemias, além da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Conforme a Coordenadora Atenção Primaria do Município, Carla Kunrath da Silva, os agentes de endemias trabalham continuamente no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya tendo realizado um trabalho mais intenso desde o ano passado, onde houve uma epidemia de casos da doença com mais de 1000 pessoas infectadas no município.

Os agentes atuam na conscientização da população e controle manual dos focos durante as visitas domiciliares. “Hoje estamos com 39 focos positivos de larvas no município, onde foram reforçados os compromissos de cada segmento municipal, bem como de reforçar o compromisso da população em realizar o descarte correto do lixo, evitar descartar recipientes que possam acumular agua a céu aberto, verificar caixas de água, etc.”, afirma. 

Durante a reunião, foram repassadas orientações sobre o desenvolvimento dos trabalhos da equipe, para debater futuros casos positivos de dengue, e como traçar estratégias para o combate mosquito após o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) que acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 17 de março.

O LIRA é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti. Os resultados obtidos permitirão aos gestores a avaliação das atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações. 

A equipe de agentes de endemias comunica visitará alguns imóveis aleatoriamente para esta pesquisa.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: ASCOM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...