SAÚDE - 07/03/2023 12:48

Equipes de Saúde de Guaraciaba iniciam avaliações oftálmicas e odontológicas com alunos da rede municipal

A atividade busca sintomas de tracoma entre crianças de 5 a 9 anos de idade
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Ascom/Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba, por meio da equipe da enfermagem, em conjunto com a equipe da regional de saúde e a equipe de saúde bucal do município, iniciou nesta segunda-feira (06), uma importante atividade nas escolas do município. Conforme a secretária Daiana Dorigon, as equipes estiveram realizando avaliação dos alunos de 5 a 9 anos, em busca de sinais de tracoma e avaliação odontológica.

O tracoma é uma afecção inflamatória ocular (ceratoconjuntivite) que devido ao seu caráter recidivante, produz cicatrizes na conjuntiva palpebral superior que levam à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios invertidos tocando o olho). O atrito do cílio no globo ocular pode causar lesões na córnea e comprometer a visão. Esta doença é transmitida por contato direto de pessoa a pessoa por meio de secreções oculares ou nasofaringeas, ou indireto por meio de objetos contaminados.

Daiana explica que durante esta semana as equipes irão às escolas fazer esta avaliação nessas faixas etárias, e está indo junto um dentista pra avaliar a boquinha das crianças. Este profissional irá avaliar cada um, e as crianças que necessitam de algum tipo de atendimento odontológico receberão um bilhete para entregar aos pais. A secretária orienta que os pais que receberem a notificação devem procurar o dentista do seu USF e levar as crianças pra consulta odontológica.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...