PREVENÇÃO - 16/03/2023 07:08

Focos positivos reforçam alerta para combate à dengue em Guaraciaba

Ainda não há casos positivos da doença
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba alerta para situação preocupante em relação à dengue. Conforme a secretária, Daiana Dorigon, dados coletados pela Vigilância Epidemiológica e Agentes de Combate a Dengue de Guaraciaba, mostram que o mosquito Aedes aegypti está presente no Município. Ainda não há casos positivos da doença, no entanto, a população deve ficar atenta e tomar todos os cuidados, pois, a Defesa Civil emitiu, no último sábado (11), alerta para risco muito alto de dengue em todo Estado.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), até 4 de março, já haviam sido confirmados mais de 1,3 mil casos da doença no território catarinense

Conforme o gráfico mostra e de acordo com dados coletados da Vigilância Epidemiológica e Agentes de Combate à Dengue, em cinco meses foram realizadas 93 coletas para focos da dengue no município, sendo que deste total de focos analisados, 81 deram positivo, o que representa focos em toda a extensão de Guaraciaba.

O aumento expressivo no número de focos positivos para dengue no decorrer dos meses tem preocupado as equipes. Isso significa que estes focos analisados (pneus, garrafas pet, ralos, calhas, além dos espaços destinados ao armazenamento de água, como tonéis, caixas d'água, etc.) possuem a larva do mosquito em um meio ideal para se reproduzir, sobreviver e consequentemente transmitir a doença.

“Queremos novamente, sensibilizar e conscientizar os munícipes de Guaraciaba para seguir com as recomendações repassadas, pois viemos incansavelmente repetindo os cuidados gerais que devem adquirir para evitar essa proliferação do mosquito, eliminar os criadouros nas suas propriedades, enfim, são somente com essas ações individuais de cuidados que evitaremos os casos de dengue. É uma doença que acomete a todos e pode causar a morte, então, cada um deve ter essa consciência coletiva e empatia com o próximo”, frisa a secretária.

Cuidados que auxiliam no combate à dengue:

 - Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

- Mantenha lixeiras tampadas;

- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedada, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d'água;

- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

-Mantenha ralos fechados e desentupidos;

- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

- Retire a água acumulada em lajes;

- Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...