Na manhã de quinta-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, cumpriu dois mandados de busca de apreensão contra o ocupante de um cargo comissionado no Executivo municipal de Guaraciaba. Ele é investigado por utilizar o cargo e função, bem como o espaço público, para atuar como despachante previdenciário, intermediando a concessão de benefícios previdenciários e recebendo valores para a atividade.
No decorrer da diligência, houve a prisão em flagrante do servidor por posse irregular de arma e munições, bem como foi constatada a suposta prática de crimes ambientais. Ele mantinha sob sua guarda animais silvestres, e a Polícia Militar Ambiental foi acionada para os procedimentos cabíveis.
Procurada pela reportagem pelo departamento de jornalismo do Grupo WH Comunicações, a Administração do município de Guaraciaba informou na manhã desta sexta-feira (23), que o servidor envolvido nos fatos relatos pelo Ministério Público, foi exonerado e que o município está a disposição para auxiliar as autoridades na elucidação dos fatos caso se faça necessário.